Busca avançada
Ano de início
Entree

Monitoramento de recursos físicos e virtuais em ambientes de cloud computing e infraestruturas virtualizadas

Processo: 15/19766-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2016 - 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Fabio Luciano Verdi
Beneficiário:Fabio Luciano Verdi
Instituição-sede: Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia (CCGT). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Campus de Sorocaba. Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Redes de computadores  Computação em nuvem  Servidores de rede  Virtualização 

Resumo

Após uma década de implantação de infraestruturas de computação em nuvem e redes virtualizadas, tanto para fins experimentais quanto para ambientes de produção, nos deparamos com a necessidade de monitoramento desses ambientes. O monitoramento consiste em atuar em dois aspectos: monitoramento dos servidores, físicos e virtuais, e monitoramento dos dispositivos de redes, também físicos e virtuais. O monitoramento de dispositivos de rede consiste em coletar dados sobre o uso dos recursos em nível de porta, fluxo e agregados. Através desses dados coletados, é possível, por exemplo, readequar o tráfego em rotas diferentes, evitar perda de pacotes e melhorar o uso da rede. O monitoramento de servidores consiste em analisar o uso de CPU, memória RAM e disco rígido. Com esses dados, ações de gerência podem ser realizadas para, por exemplo, migrar máquinas virtuais (MVs) para servidores mais ociosos realizando assim um balanceamento de carga. Este projeto tem como objetivo desenvolver e prototipar uma arquitetura para monitoramento de recursos de rede e de servidores, físicos e virtuais, em ambientes de cloud computing e redes virtualizadas, aplicando políticas e ações que melhorem o uso da infraestrutura. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRATE, MARCELO; MARCZUK, MARCELO K.; VERDI, FABIO L. OrchFlow: An Architecture for Orchestration of Multiple Controllers in OpenFlow Networks. Journal of Network and Systems Management, v. 27, n. 3, p. 551-572, JUL 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.