Busca avançada
Ano de início
Entree

Computação em nuvem elástica auxiliada por agentes computacionais e baseada em histórico para Web Services

Processo: 12/10777-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2012
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Pesquisador responsável:Marcos José Santana
Beneficiário:Ariel da Silva Dias
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Computação em nuvem   Web service   Sistemas distribuídos

Resumo

Este trabalho propõe o desenvolvimento de pesquisa relacionada à elasticidade de ambiente computacional em nuvem, tal elasticidade será efetuada por meio de agentes computacionais. Os agentes computacionais serão os responsáveis por coletarem a utilização em tempo real dos recursos computacionais bem como a demanda pelo uso destes recursos. A reconfiguração será realizada mediante as informações coletadas pelos agentes de monitoramento e aplicada por um agente executante seguindo alguns conceitos da computação autônoma. Além disso, históricos de demanda (cargas de trabalho) e desempenho podem ser utilizados para prever uma futura reconfiguração da infraestrutura. Na infraestrutura tradicional, toda configuração e gerenciamento do ambiente computacional são realizados por profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI). Como caso de uso será considerado uma infraestrutura tradicional para Web Services na qual toda configuração e gerenciamento do ambiente computacional são geralmente realizados por profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI). Desta forma, o objetivo deste trabalho é automatizar algumas dessas tarefas e permitir que o profissional se dedique a tarefas mais críticas ou prioritárias em um dado momento na organização, permitindo que toda parte de configuração e gerenciamento da infraestrutura computacional possa ser feita de forma automática. Para que seja possível alcançar este objetivo, será feito um levantamento bibliográfico e estudos que permitam o autogerenciamento dos recursos computacionais e promover a elasticidade da infraestrutura virtualizada.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DIAS, Ariel da Silva. Computação em nuvem elástica auxiliada por agentes computacionaise baseada em histórico para web services. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.