Busca avançada
Ano de início
Entree

Um algoritmo de escalonamento para computação em nuvem aderente à Green Computing

Processo: 10/14592-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 30 de junho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Edmundo Roberto Mauro Madeira
Beneficiário:Daniel Guimarães do Lago
Instituição-sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Redes de computadores   Computação em nuvem   Escalonamento de processos   Algoritmos   Balanceamento de carga em sistemas distribuídos   Consumo de energia elétrica

Resumo

Estudos e práticas de projetos, construção, utilização e disposição de computadores e sistemas associados de forma eficiente e efetiva com o menor impacto possível ao meio ambiente têm sido um grande foco na computação. Para esses estudos e práticas é dado o nome de Green Computing. Como consequência da proliferação de dispositivos com baixo poder de processamento e a crescente necessidade de computação elástica, tem sido cada vez mais comum a necessidade de utilização de Computação em Nuvem. As nuvens, Data centers dispostos em vários lugares do mundo, são normalmente usadas como um serviço utilitário por usuários que possuam tais dispositivos ou necessitem desse tipo de computação. Com efeito os Data centers têm se expandido de forma acelerada e uma consequência direta é o crescente aumento no consumo de energia e poluição gerada. Neste trabalho é proposto um algoritmo de escalonamento de tarefas para Computação em Nuvem, aderindo aos princípios da Green Computing. Esse escalonador utiliza tecnologias existentes com o objetivo de minimizar o consumo de energia elétrica e emissão de poluentes. Utilizando um Gerenciamento de Energia Distribuído é efetuada uma análise estatística do histórico da demanda de máquinas virtuais, otimizando o número de máquinas físicas ligadas para suprir as cargas da nuvem em diferentes instantes. Para um cenário onde existem máquinas que não podem ser desligadas é proposto um método de distribuição de carga de trabalho elaborado com uma solução híbrida baseada em escala de tensão dinâmica e controle de refrigeração ativa onde não é só reduzido o consumo de energia pelo processador, mas também do sistema de refrigeração. O algoritmo também contempla qualidade de serviço, dando prioridade às operações críticas e as executando ainda que isso signifique maior consumo de energia.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LAGO, Daniel Guimarães do. Escalonamento ciente de energia em nuvens usando controle de refrigeração ativa e DVFS. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Computação.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.