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Ações da fonoaudiologia na escola: programa de estimulação da consciência fonológica, leitura e escrita em escolares do 1° ano do ensino fundamental

Resumo

Há consenso na literatura sobre a importância da consciência fonológica para aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita. Entretanto, maior atenção tem sido oferecida ao treino dessa habilidade em populações já diagnosticadas com transtornos de aprendizagem, cuja faixa etária e os prejuízos acadêmicos são maiores. Verifica-se a necessidade de maiores investimentos, tanto na promoção da consciência fonológica em sala de aula, como na capacitação dos professores, principalmente os do ensino público que atendem a maioria da população escolar. Portanto, o presente estudo propõe-se a elaborar um programa de estimulação das habilidades de consciência fonológica, leitura e escrita, visando sua aplicação, por intermédio do professor, no ambiente escolar. A elaboração do programa e a capacitação dos professores apoiam-se em estudos prévios. Para verificar os efeitos do programa será comparado o desempenho pré e pós-testagem de escolares submetidos (grupo experimental) e não submetidos à intervenção (grupo controle). Serão selecionados aproximadamente 75 escolares na faixa etária de 6 a 7 anos, de ambos os gêneros, regularmente matriculados no 1° ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Bauru (São Paulo). Este projeto possivelmente impactará em resultados positivos na aprendizagem da leitura e escrita de escolares, auxiliará professores em suas práticas pedagógicas e minimizará taxas de fracasso escolar, atendendo assim as necessidades no nosso sistema educacional. (AU)

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