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Consciência fonológica e compreensão de leitura de orações em escolares com e sem indicativos de alterações de leitura e escrita

Resumo

Indivíduos com dificuldade de leitura apresentam prejuízos em habilidades metafonológicas, que podem comprometer um desempenho futuro em compreensão de leitura. Dessa forma, entender como estes processos se inter-relacionam é de extrema importância para atuação fonoaudiológica, tanto no âmbito clínico quanto no educacional, pois se pode fundamentar ações de promoção e prevenção na área de leitura e oferecer um padrão de normalidade para os profissionais que transitam na interface saúde-educação. Objetivo: Caracterizar o desempenho de escolares de 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, com e sem indicativos de alterações de leitura e escrita, em consciência fonológica e compreensão de leitura de orações e verificar possíveis correlações tais habilidades. Método: Participarão deste estudo 120 crianças, com e sem indicativos de alterações de leitura e escrita. Inicialmente todos farão uma prova para avaliação da Consciência Fonológica por meio do teste CONFIAS (Consciência Fonológica Instrumento de Avaliação Sequencial) e em outro dia, os escolares realizarão a prova de compreensão de orações, do teste PROLEC (Provas de Avaliação dos Processos de Leitura). Análise dos Resultados: Será realizada análise estatística inferencial para os resultados do CONFIAS, em que serão verificadas a sensibilidade e especificidade para cada prova e para o total das provas e, estabelecidas as curvas ROC com os valores de corte. O desempenho das crianças na prova de compreensão de oração será analisado em função dos valores de corte do CONFIAS e separados acima e abaixo destes valores, verificando possíveis correlações. (AU)