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Consciência fonológica e compreensão de leitura de orações em escolares com e sem indicativos de alterações de leitura e escrita

Processo: 12/02091-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2012 - 31 de maio de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Silvia Cárnio
Beneficiário:Maria Silvia Cárnio
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Aparecido José Couto Soares ; Débora Cristina Alves
Bolsa(s) vinculada(s):12/13259-0 - Consciência fonológica e compreensão de leitura de orações em escolares com e sem indicativos de alterações de leitura e escrita, BP.TT
Assunto(s):Leitura  Aprendizagem  Compreensão da leitura  Transtornos da leitura  Ensino fundamental 

Resumo

Indivíduos com dificuldade de leitura apresentam prejuízos em habilidades metafonológicas, que podem comprometer um desempenho futuro em compreensão de leitura. Dessa forma, entender como estes processos se inter-relacionam é de extrema importância para atuação fonoaudiológica, tanto no âmbito clínico quanto no educacional, pois se pode fundamentar ações de promoção e prevenção na área de leitura e oferecer um padrão de normalidade para os profissionais que transitam na interface saúde-educação. Objetivo: Caracterizar o desempenho de escolares de 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, com e sem indicativos de alterações de leitura e escrita, em consciência fonológica e compreensão de leitura de orações e verificar possíveis correlações tais habilidades. Método: Participarão deste estudo 120 crianças, com e sem indicativos de alterações de leitura e escrita. Inicialmente todos farão uma prova para avaliação da Consciência Fonológica por meio do teste CONFIAS (Consciência Fonológica Instrumento de Avaliação Sequencial) e em outro dia, os escolares realizarão a prova de compreensão de orações, do teste PROLEC (Provas de Avaliação dos Processos de Leitura). Análise dos Resultados: Será realizada análise estatística inferencial para os resultados do CONFIAS, em que serão verificadas a sensibilidade e especificidade para cada prova e para o total das provas e, estabelecidas as curvas ROC com os valores de corte. O desempenho das crianças na prova de compreensão de oração será analisado em função dos valores de corte do CONFIAS e separados acima e abaixo destes valores, verificando possíveis correlações. (AU)