Busca avançada
Ano de início
Entree

Development of calcium phosphate nanoparticles functionalized with acidic monomers for dental remineralization

Processo: 16/50321-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 2017 - 31 de dezembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Convênio/Acordo: University of Sydney
Proposta de Mobilidade: SPRINT - Projetos de pesquisa - Mobilidade
Pesquisador responsável:Roberto Ruggiero Braga
Beneficiário:Roberto Ruggiero Braga
Pesq. responsável no exterior: Ramin Rohanizadeh
Instituição no exterior: University of Sydney, Austrália
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/15019-4 - Desenvolvimento de nanopartículas de fosfato de cálcio funcionalizadas para aplicação em compósitos resinosos de uso odontológico, AP.R
Assunto(s):Nanopartículas  Funcionalização  Fosfatos de cálcio  Etilenoglicol dimetacrilato  Monômeros  Cooperação internacional 

Resumo

A funcionalização de nanopartículas de fosfato de cálcio (CaP) com derivados do etileno glicol dimetacrilato (EGDMA) não reduz sua aglomeração. Portanto, estratégias alternativas são necessárias para estabilizar essas nanopartículas e prevenir a formação de aglomerados, além de criar sítios reativos que melhorem sua interação com a matriz de compósitos. Ácido cítrico é utilizado como estabilizante de nanopartículas devido à presença de três grupos carboxílicos, que aumentam a carga superficial das partículas. Monômeros metacrílicos contendo grupos de ácido fosfórico também apresentam cargas negativas potencialmente capazes de reduzir a aglomeração. O objetivo deste projeto é investigar o efeito de diferentes agentes funcionalizantes orgânicos sobre a formação de nanopartículas de CaP e testar estas partículas como cargas liberados de íons em compósitos resinosos experimentais. Estes compósitos serão avaliados quanto à suas propriedades mecânicas, liberação de íons e eficácia em reduzir a perda mineral do esmalte exposto a um desafio ácido. A hipótese é que moléculas orgânicas carregadas negativamente (tais como ácido cítrico, ácido acrílico e metacriloiloxietil fosfato) contribuirão para reduzir a aglomeração, enquanto que aquelas apresentando também grupos vinílicos polimerizáveis (ácido acrílico e metacriloiloxietil fosfato) apresentarão uma maior interação com a matriz do compósito. O DEGDMA também será testado, pois tem mostrado os resultados mais promissores no projeto em andamento. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHIARI, MARINA D. S.; RODRIGUES, MARCELA C.; PINTO, MIRELLA F. C.; VIEIRA, DOUGLAS N.; VICHI, FLAVIO M.; VEGA, OSCAR; CHRZANOWSKI, WOJCIECH; NAGAOKA, NORIYUKI; BRAGA, ROBERTO R. Development of brushite particles synthesized in the presence of acidic monomers for dental applications. Materials Science & Engineering C-Materials for Biological Applications, v. 116, NOV 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.