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O impacto do aprendizado da leitura no processamento fonológico

Processo: 16/10754-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2017
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Ana Luiza Pereira Gomes Pinto Navas
Beneficiário:Ana Luiza Pereira Gomes Pinto Navas
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho. São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Fraulein Vidigal de Paula
Assunto(s):Crianças  Percepção da fala  Funções cognitivas  Adultos  Linguagem  Leitura 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adultos | crianças | funções cognitivas | Leitura | Percepção de Fala | Processamento fonológico | Linguagem

Resumo

O aprendizado da leitura e da escrita tem um impacto no processamento fonológico, com efeitos inclusive na organização neurofuncional para essas habilidades. Por outro lado, a literatura nacional e internacional já demonstrou que o bom funcionamento de habilidades de processamento fonológico garantem o sucesso da aprendizagem de leitura. Quanto melhor for a sobreposição das representações fonológicas e ortográficas, melhor o desempenho em leitura e escrita. O presente trabalho pretende caracterizar a influência do aprendizado da leitura no processamento fonológico e processamento visual em adultos (Estudo I), e em crianças (Estudo II). Para investigar essas questões serão aplicadas tarefas experimentais de percepção de estímulos auditivos, e estímulos visuais (linguísticos e não linguísticos). A comparação de grupos de participantes letrados e não-letrados poderá evidenciar quais dessas habilidades independem do aprendizado da leitura e quais sofrem a influência dessa aquisição. A hipótese é de que aprender a ler fortalece a relação audição-visão, ou seja, mais especificamente a relação entre a fonologia e a ortografia, modificando a natureza da percepção destes estímulos linguísticos. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KOLINSKY, REGINE; NAVAS, ANA LUIZA; DE PAULA, FRAULEIN VIDIGAL; DE BRITO, NATHALIA RIBEIRO; BOTECCHIA, LARISSA DE MEDEIROS; BOUTON, SOPHIE; SERNICLAES, WILLY. he impact of alphabetic literacy on the perception of speech sound. COGNITION, v. 213, n. SI, . (16/10754-0)