Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma abordagem apoiada por testes para modernização arquitetural de sistemas adaptativos

Processo: 16/03104-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2017 - 30 de setembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Valter Vieira de Camargo
Beneficiário:Valter Vieira de Camargo
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Pesq. associados:Fabiano Cutigi Ferrari ; Guilherme Horta Travassos ; Ignacio García Rodríguez de Guzmán ; Mario Piattini Velthuis ; Ricardo Menotti
Bolsa(s) vinculada(s):18/04358-0 - Apoio computacional para identificação e marcação de Smells, BP.TT
17/15928-0 - Experimentação de abordagens de teste para SAs, BP.TT
17/24190-4 - Suporte computacional para refatorações de sistemas adaptativos, BP.TT
Assunto(s):Análise de desempenho  Engenharia de software 

Resumo

Sistemas adaptativos (SAs) alteram seu comportamento em decorrência de mudanças de contexto ou variações no ambiente operacional. Sua arquitetura envolve loops de controle, cujo objetivo é monitorar o sistema, analisar o comportamento atual, planejar adaptações e aplicá-las. Os principais conceitos dos loops de controle são os monitores, analisadores, planejadores e executores. Geralmente SAs são projetados sem levar em conta os loops, fazendo com que o codigo-fonte que os implementa torne-se misturado com outros modulos, dificultando manutenções que envolvem esses conceitos. Uma alternativa aparente é a aplicação de refatorações tradicionais para remodularizar os loops, entretanto esse tipo de refatoração não leva em conta o tipo da aplicação, comprometendo a produtividade da equipe. Já refatorações especiais de SAs destinadas a modularização dos loops são escassas. Um outro problema é que refatorações são geralmente implementadas com base em modelos proprietários, dificultando a interoperabilidade entre ferramentas de modernização. A Modernização Orientada a Arquitetura (ADM/OMG) é uma proposta de reestruturação de sistemas com base em um metamodelo ISO chamado KDM (Knowledge Discovery Metamodel). O emprego desse metamodelo faz com que algoritmos de refatoração tornem-se independentes de soluções proprietárias, promovendo o reuso. O objetivo neste projeto é desenvolver uma abordagem de modernização arquitetural de SAs com enfoque na modularização dos loops de controle. Um enfoque grande da abordagem será a aplicação de testes para averiguar se o comportamento e o desempenho do sistema naõ foram alterados após as refatorações. As avaliações terão como objetivo i) averiguar o suporte fornecido pela abordagem na produtividade das equipes; ii) analisar se as versões refatoradas apresentam melhores nveis de manutenção do que as anteriores e iii) se os algoritmos desenvolvidos possuem alto nvel de reusabilidade. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, BRUNO M.; LANDI, ANDRE DE S.; SANTIBANEZ, DANIEL S.; DURELLI, RAFAEL S.; DE CAMARGO, VALTER V. Evaluating the extension mechanisms of the knowledge discovery metamodel for aspect-oriented modernizations. JOURNAL OF SYSTEMS AND SOFTWARE, v. 149, p. 285-304, MAR 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.