Busca avançada
Ano de início
Entree

A Vitamina D modula parâmetros hematológicos e a migração celular para as cavidades peritoneal e pulmonar em ratos tornados diabéticos por aloxana

Processo: 17/05100-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Vigência: 01 de maio de 2017 - 31 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Joilson de Oliveira Martins
Beneficiário:Joilson de Oliveira Martins
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Movimento celular  Pulmão  Macrófagos  Sistema imune  Vitamina D 

Resumo

A suplementação com vitamina D é uma ajuda importante na prática clínica. No entanto, pouco se sabe sobre os efeitos da suplementação de vitamina D no curso da diabetes em humanos e animais. Portanto, este estudo investigou o efeito da suplementação de vitamina D3 (cholecalciferol) a curto prazo em parâmetros bioquímicos e hematológicos em camundongos.Métodos: Os ratos diabéticos do sexo masculino (aloxano, 60 mg / kg i.v., 10 dias) e não diabéticos (controle) foram suplementados com colecalciferol durante sete dias. Os seguintes parâmetros foram determinados: (a) níveis séricos de 25-hidroxivitamina D, fósforo (P), cálcio (Ca), ureia, creatinina, alanina aminotransferase (ALT), aspartato aminotransferase (AST) e fosfatase alcalina (ALP) Análises colorimétricas; (B) contagem de glóbulos vermelhos, contagem de leucócitos, hematócrito (Htc) e hemoglobina (Hb) utilizando um analisador de hematologia veterinária; (C) contagens diferenciais de células de lavagem peritoneal (PeL) e lavagem broncoalveolar (BAL) em lâminas coradas; E (f) análise morfológica dos tecidos pulmonares, renais e hepáticos (coloração com hematoxilina e eosina).Resultados: Relativamente aos controlos, a suplementação com colecalciferol aumentou os níveis séricos de contagens de 25-hidroxivitamina D, Ca, Hb, Htc e RBC e diminuição da contagem de células leucocitárias de fluidos PeL e BAL em ratinhos diabéticos. Os ratos diabéticos que não foram tratados com colecalciferol apresentaram níveis séricos de Ca e albumina mais baixos e Hb, WBC e contagem de células do sangue mononuclear e níveis mais elevados de creatinina sérica e ureia do que os controlos.Conclusão: Nossos resultados sugerem que a suplementação com colecalciferol pode melhorar os parâmetros hematológicos e reduzir a migração de leucócitos para lavagem peritoneal e lavagem broncoalveolar de camundongos diabéticos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BELLA, LEONARDO M.; FIERI, ISIS; TESSARO, FERNANDO H. G.; NOLASCO, EDUARDO L.; NUNES, FERNANDA P. B.; FERREIRA, SABRINA S.; AZEVEDO, CAROLINA B.; MARTINS, JOILSON O. Vitamin D Modulates Hematological Parameters and Cell Migration into Peritoneal and Pulmonary Cavities in Alloxan-Diabetic Mice. BIOMED RESEARCH INTERNATIONAL, 2017. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.