Busca avançada
Ano de início
Entree

EMU concedido no projeto temático 2013/14262-7 - DLS

Resumo

A utilização de vesículas de fosfolipídios, em complemento aos filmes de Langmuir, é uma estratégia amplamente utilizada na área de sistemas miméticos de membrana biológica para estudos da interação de analitos de interesse como pesticidas, fármacos e nanopartículas, com tais sistemas miméticos. Este é um dos objetivos deste projeto e neste contexto se faz necessário o controle de alguns parâmetros físicos das vesículas, tais como tamanho e carga superficial, os quais serão obtidos via espalhamento de luz (dynamic light scattering - DLS) e potencial zeta, respectivamente. A carga superficial da vesícula é um fator preponderante na interação analito-vesícula, facilitando, ou não, a adsorção do analito na superfície da vesícula, e consequentemente a interação entre eles. A interação analito-vesícula, quando ocorre e dependendo da intensidade com que ocorre, afeta as dimensões da vesícula, podendo até impedir a formação das vesículas ou destruí-las depois de formada. O controle de tamanho e carga superficial também se faz necessário no caso da aplicação de nanopartículas metálicas envolvendo o fenômeno SERS (surface-enhanced Raman scattering) para a detecção dos analitos de interesse supracitados. Este é o outro objetivo deste projeto. As nanopartículas metálicas, principalmente Au e Ag, são sintetizadas em nossos laboratórios. O tamanho das nanopartículas é um fator determinante no fator de amplificação do sinal Raman, gerando o sinal SERS, ainda mais considerando que trabalhamos em concentrações muito diluídas (traços), tendendo ao regime de molécula única (single molecule). A carga superficial das nanopartículas é outro fator determinante na amplificação do sinal Raman, pois o caso ideal, de máxima amplificação, exige a adsorção do analito de interesse na superfície das nanopartículas metálicas, de forma que o equilíbrio de cargas entre nanopartículas e analitos é um fator determinante neste quesito. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MODENEZ, IAGO A.; MACEDO, LUCYANO J. A.; MELO, ANTONIO F. A. A.; PEREIRA, ANDRESSA R.; OLIVEIRA JR, OSVALDO N.; CRESPILHO, FRANK N. Nanosized non-proteinaceous complexes III and IV mimicking electron transfer of mitochondrial respiratory chain. Journal of Colloid and Interface Science, v. 599, p. 198-206, OCT 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.