Busca avançada
Ano de início
Entree

Incidence of tooth loss in adults: a 4-year population-based prospective cohort study

Resumo

Objetivo: Verificar a incidência de perda dentária em faixa etária de adultos em 4 anos de acompanhamento. Materiais e Métodos: O estudo de coorte prospectivo avaliou adultos (20-64 anos) entre 2011 e 2015, em Piracicaba, São Paulo, Brasil. A variável dependente foi a incidência cumulativa de perda de dente, avaliada pela diferença entre dentes perdidos (P) do índice de dentes permanentes cariados, perdidos e obturados (CPOD) em 2011 e 2015. Os participantes foram estratificados em adultos jovens (20-44 anos) e adultos mais velhos (45-64 anos) adultos. O teste de Mann-Whitney (p <0,05) foi utilizado para comparar as médias de incidência de perda dentária entre os grupos etários. Resultados: Após quatro anos, 57,7% (n = 143) dos adultos foram acompanhados e a média de incidência da perda dentária foi de 0,91 (DP = 1,65); entre estes, 51 adultos (35,7%) perderam dentes e apresentaram média de 2,55 (DP = 1,86) dentes perdidos. Em adultos mais velhos, a incidência de perda de dente foi maior (p = 0,008), mas nenhuma diferença entre os grupos etários foi encontrada quando apenas adultos com incidência de perda dentária foram avaliados (p = 0,844). Conclusão: Houve maior incidência de perda de dente em adultos mais velhos após quatro anos, no entanto, sem diferença entre os grupos etários, quando apenas aqueles que perderam os dentes foram avaliados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA-JUNIOR, MANOELITO FERREIRA; BATISTA, MARILIA JESUS; ROSARIO DE SOUSA, MARIA DA LUZ. Incidence of Tooth Loss in Adults: A 4-Year Population-Based Prospective Cohort Study. INTERNATIONAL JOURNAL OF DENTISTRY, 2017. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.