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Um estudo sobre as contribuições do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação de licenciandos em matemática

Processo: 17/03183-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2017
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Miriam Cardoso Utsumi
Beneficiário:Miriam Cardoso Utsumi
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores  Capacitação de professores  Ensino de matemática 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem da docência | formação de professores de matemática | Saberes Docentes | Formação de professores

Resumo

Esse Projeto se insere na linha de pesquisa "Saberes e Práticas Curriculares" que investiga formação de professores, práticas curriculares em unidades de ensino e as relações entre essas práticas e o desempenho dos alunos, procurando construir saberes pedagógicos que possam subsidiar propostas para cursos de formação e práticas pedagógicas mais efetivas. Tem por objetivo investigar as contribuições do subprojeto de Matemática do PIBID de uma Instituição pública de Ensino Superior de uma cidade do Interior do Estado de São Paulo, analisando o processo de aprendizagem da docência, concepções, obstáculos e superações vivenciadas pelos futuros professores em formação inicial, durante sua participação no Programa, por meio das narrativas desses licenciandos em seus relatórios semestrais entregues. Trata-se de uma pesquisa documental, descritiva, em que os documentos, objetos de análise, serão as narrativas constantes nos relatórios semestrais. As narrativas ou escritas discursivas têm sido relatadas na literatura como estratégias significativas de formação inicial e continuada de professores. Se direcionadas e sistematizadas, elas criam condições para a reflexão sobre a prática docente naqueles contextos de formação e oferecem àquele que narra e/ou investiga uma chance de pensar com mais profundidade, produzindo e sistematizando lembranças que por vezes tendem a ser esquecidas. Parte-se do pressuposto de que as narrativas podem auxiliar o futuro professor a ampliar sua capacidade de analisar o que faz, e sua capacidade de avaliar escolhas. Destas características depreendem-se aspectos importantes que contribuem para entender as narrativas como estratégia formadora. Acreditamos que o PIBID se apresenta como uma oportunidade de aprendizagem da profissão docente e de construção da identidade profissional, além de possibilitar ao licenciando uma inserção no cotidiano escolar, de forma mais colaborativa e com apoio da Universidade e da Escola campo. Desenvolver uma compreensão sobre esse processo de aprendizagem pode criar condições para a emergência de uma consciência ampliada no que se refere a processos concretos de decisão sobre os limites e possibilidades de tal Programa para a formação inicial docente e constituir-se em fonte para reflexões acadêmicas e políticas, como também para o aprimoramento do Programa e da estrutura curricular do Curso. A presente pesquisa será desenvolvida segundo as etapas: revisão de bibliografia sobre análise de narrativas, o Programa de Iniciação a docência - PIBID e a aprendizagem da docência; análise preliminar de alguns dos relatórios semestrais do subprojeto em questão; elaboração das sínteses de cada categoria; análise final do corpus da pesquisa; elaboração de artigos e comunicações científicas, para divulgação dos resultados da pesquisa; elaboração do relatório final da pesquisa. (AU)

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