Busca avançada
Ano de início
Entree

Caffeine affects heart rate autonomic control and blood pressure recovery after aerobic exercise in young adults

Processo: 17/14800-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2017
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Vitor Engrácia Valenti
Beneficiário:Vitor Engrácia Valenti
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/02994-1 - Investigação do envolvimento da composição corporal na dinâmica da frequência cardíaca durante a recuperação após exercício físico submáximo e contração muscular isométrica em indivíduos fisicamente ativos, AP.R
Assunto(s):Sistema nervoso autônomo  Sistema cardiovascular 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Sistema cardiovascular | Sistema nervoso autonomo | Sistema cardiovascular

Resumo

O período de recuperação pós-exercício está associado a mudanças na modulação autonômica, o que pode promover um ambiente intercorrente favorável. A cafeína tem a capacidade de liberar catecolaminas, mas seus efeitos após a prática de exercícios físicos são mal explorados. O presente estudo teve como objetivo avaliar os efeitos agudos da cafeína sobre o controle autonômico da freqüência cardíaca e parâmetros cardiorrespiratórios após exercício aeróbico de intensidade moderada. 32 jovens do sexo masculino (23,59 ± 3,45 anos) foram submetidos a: 1) Teste de exercício cardiopulmonar; 2) Protocolo Placebo e 3) Protocolo de cafeína, que consistiu em 15 minutos de repouso, 30 minutos de exercício em uma esteira para 60% de VO2pico, seguido de 60 minutos de recuperação. Os índices de variabilidade da frequência cardíaca (VFC) e os parâmetros cardiorrespiratórios foram determinados em diferentes momentos durante os protocolos. A cafeína demonstrou ser capaz de atrasar a recuperação parasimpática, avaliada pelos índices RMSSD e SD1, promovendo a recuperação tardia da pressão arterial nas condições basais; No entanto, não influenciou o comportamento dos índices de freqüência respiratória, saturação de oxigênio e freqüência de domínio da VFC. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GONZAGA, LUANA ALMEIDA; MARQUES VANDERLEI, LUIZ CARLOS; GOMES, RAYANA LOCH; VALENTI, VITOR ENGRACIA. Caffeine affects autonomic control of heart rate and blood pressure recovery after aerobic exercise in young adults: a crossover study. SCIENTIFIC REPORTS, v. 7, . (16/02994-1, 17/14800-0)