Busca avançada
Ano de início
Entree

TAPESTRY - tutoria a partir de audiovisuais para promover empoderamento e transformação social para jovens em situação de risco

Processo: 15/24409-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2017
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Acordo de Cooperação: MCTI/MC
Pesquisador responsável:Fabio Nauras Akhras
Beneficiário:Fabio Nauras Akhras
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/10269-0 - Tutoria inteligente a partir de filmes: foco na avaliação e adaptação do aprendizado, BP.TT
18/08518-2 - Tutoria inteligente a partir de filmes: foco na monitoração do aprendizado, BP.TT
Assunto(s):Inclusão social 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizado baseado no uso da internet | cinema como meio de aprendizado | construtivismo | inclusão social | inteligência artificial na educação | sistema tutor inteligente | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | Cinema, Internet, Aprendizado e Inclusão Social

Resumo

Existe uma crença comum de que podemos aprender a partir de filmes. Mas como isso acontece? O objetivo deste projeto de pesquisa é desenvolver uma tecnologia para apoiar o aprendizado a partir de filmes de acordo com a perspectiva da Inteligência Artificial na Educação (IAED). As principais características dessa tecnologia, além do uso da internet para possibilitar o acesso amplo ao aprendizado objetivado, serão a interatividade e a adaptatividade dos conteúdos de aprendizado, para facilitar o aprendizado independente, e o uso central de filmes. A ideia de um sistema inteligente para apoiar o aprendizado tem sido caracterizada pelos sistemas tutores inteligentes. Entretanto, explorando o desenvolvimento de uma base teórica para dar suporte ao uso de filmes na educação, o projeto aborda a inadequação dos três componentes tradicionais dos sistemas tutores inteligentes para dar suporte à tarefa de aprender a partir de filmes, e aponta para uma abordagem que, considerando aspectos de teorias construtivistas de aprendizado, oferece uma perspectiva mais adequada de IAED para apoiar esse aprendizado. Nosso objetivo de longo prazo é prover uma fundamentação para o desenvolvimento de sistemas de IAED para apoiar o aprendizado a partir de filmes. Um objetivo particular é aplicar esses sistemas para dar suporte aos tipos de aprendizado que podem promover a conscientização de indivíduos sobre questões sociais, políticas, culturais e humanas, de modo a alimentar transformações sociais e promover inclusão social. Um programa presencial de aprendizado utilizando filmes para promover a conscientização de jovens em privação de liberdade sobre o uso drogas, desenvolvido recentemente, é um exemplo do tipo de contexto no qual essa tecnologia poderá ser aplicada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)