Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de teste imunocromatográfico "dipstick" para detecção direta de ranavírus

Resumo

A aquicultura é apontada como um mercado estratégico para o desenvolvimento sustentável, produção de alimentos e ampliação de fronteiras inexploradas no Brasil. No entanto, os aspectos sanitários da produção e a falta de estrutura para o diagnóstico das principais enfermidades infecciosas são considerados entraves de grande relevância para o aumento da produção e da produtividade dos plantéis nas diferentes regiões brasileiras. A família Iridoviridae, com destaque para os ranavírus, têm sido responsável por epizootias de grandes impactos ecológicos e econômicos em peixes e anfíbios de importância na aquicultura de várias partes do mundo, incluindo o Brasil. Os métodos diagnósticos disponíveis atualmente, embora sejam muito efetivos na detecção de ranavirose, requerem treinamento especializado e equipamentos para seu desempenho adequado e os resultados não são imediatos. Diante disso, o objetivo do presente projeto é desenvolver um teste imunocromatográfico direto, sensível e específico para detecção rápida e qualitativa de ranavírus em amostras de peixes e anfíbios. Para tanto, a metodologia aplicada consistirá de três etapas, constituídas por experimentos interdependentes: o primeiro experimento compreenderá a expressão gênica da proteína MCP de ranavírus (FV3-like); o segundo experimento compreenderá a produção de anticorpo policlonal anti-MCP em coelhos, e o terceiro experimento compreenderá a montagem e validação do teste imunocromatográfico "dipstick" para detecção de ranavírus. Espera-se que um teste diagnóstico rápido, sensível e de fácil utilização no campo colabore para um maior conhecimento sobre a circulação desses agentes infecciosos em peixes e anfíbios do território brasileiro e, assim, possa fomentar medidas de controle e prevenção para a ranavirose. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CANDIDO, MARCELO; TAVARES, LOIANE SAMPAIO; ALENCAR, ANNA LUIZA FARIAS; FERREIRA, CLAUDIA MARIS; DE ALMEIDA QUEIROZ, SABRINA RIBEIRO; FERNANDES, ANDREZZA MARIA; MORO DE SOUSA, RICARDO LUIZ. Genome analysis of Ranavirus frog virus 3 isolated from American Bullfrog (Lithobates catesbeianus) in South America. SCIENTIFIC REPORTS, v. 9, NOV 20 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.