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Estratégias para o ensino de ciências a alunos com deficiência visual: uma análise baseada em categorias de contextos comunicativos

Processo: 17/11832-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2018
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Estéfano Vizconde Veraszto
Beneficiário:Estéfano Vizconde Veraszto
Instituição Sede: Centro de Ciências Agrárias (CCA). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Araras , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Eder Pires de Camargo ; Eliana Anunciato Franco de Camargo ; Fernanda Oliveira Simon ; Jose Tarcisio Franco de Camargo
Assunto(s):Educação inclusiva  Ensino de ciências  Formação de professores  Inclusão 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:conceitualização em Ciências | ensino de ciencias | formação de professores | Inclusão | Educação Inclusiva

Resumo

A partir de pressupostos da educação inclusiva, e considerando a área de Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia), o projeto objetiva analisar as concepções de professores acerca do processo de conceitualização em ciências por indivíduos com deficiência visual, buscando relacioná-las com os resultados dos seus trabalhos. Neste sentido, será possível perceber como as concepções dos professores influenciam na maneira que planejam e aplicam atividades de ensino de Ciências para alunos com deficiências visuais. É importante salientar que a análise será pautada nas categorias de Contexto Comunicativo. Além disso, também investigará como essas concepções tem se refletido na produção de material didático e metodologias de ensino de ciência que estão sendo desenvolvidas na área. Este propósito fundamenta-se no fato de que todo processo inclusivo deve levar em consideração que as diferenças individuais precisam ser reconhecidas e aceitas por toda a sociedade, sendo este um dos pilares para a construção de uma nova abordagem didática e pedagógica no ambiente escolar. Para análise dos dados, o projeto adotará tanto a metodologia qualitativa como a quantitativa nas etapas investigativas. Serão empregadas técnicas de análise de conteúdo e análise estatística textual para analisar o corpus de dados constituído. Além disso, técnicas de análise fatorial exploratória serão empreendidas para agrupar os dados em categorias, com o intuito de compará-las a estudos existentes na área. Com este trabalho, espera-se trazer novos resultados acerca da compreensão do processo de conceitualização em ciências por cegos, bem como estabelecer relações sobre como professores em formação trabalham essas questões. Os resultados serão empregados na formulação e reformulação de propostas de ensino com características inclusivas para o ensino de ciências. (AU)

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