Busca avançada
Ano de início
Entree

EMU concedido no processo 2016/23891-6 cluster computacional de alto desempenho

Processo: 17/26105-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa Equipamentos Multiusuários
Vigência: 01 de fevereiro de 2018 - 31 de janeiro de 2025
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Alex Antonelli
Beneficiário:Alex Antonelli
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/23891-6 - Modelagem computacional da matéria condensada, AP.TEM
Assunto(s):Materiais nanoestruturados  Propriedades eletrônicas  Propriedades termodinâmicas  Simulação por computador  Computação em cluster  Equipamentos multiusuários 
As informações de acesso ao Equipamento Multiusuário são de responsabilidade do Pesquisador responsável
Página web do EMU:https://sites.ifi.unicamp.br/lamult?s=cluster+computacional+de+alto+desempenho+ccad&search_404=1
Tipo de equipamento:Infraestrutura - Tecnologia da Informação - Computação paralela
Infraestrutura - Tecnologia da Informação - Workstations
Fabricante: Versatus HPC
Modelo: Modelo não informado

Resumo

Atualmente, as Simulações Computacionais são muito mais do que uma simples ferramenta auxiliar em Física e passaram a ser uma forma nova e independente de investigação e entendimento dos fenômenos físicos. Formamos um grupo de professores experientes, Prof. Maurice de Koning, Prof. Edison Zacarias da Silva, Prof. Alex Antonelli, do IFGW da Unicamp, e o Prof. Miguel San Miguel do IQ da UNICAMP, que vêm trabalhando ativamente na utilização de Simulações Computacionais no estudo de propriedades de estruturais, eletrônicas, dinâmicas e termodinâmicas de materiais complexos e nano-estruturados. Em nossas pesquisas usamos várias técnicas que são o estado da arte para estes estudos, desde formulações de primeiros princípios que são baseadas na teoria do funcional de densidade (DFT), assim como a dinâmica molecular e também os métodos Monte Carlo, clássico e quântico. Todos esses métodos necessitam que capacidade computacional cada vez maior. As nossas pesquisas nos últimos 5 anos vêm sendo realizadas utilizando-se o cluster computacional adquirido através de auxílios anteriores obtidos justo à FAPESP, principalmente o Projeto Temático (Processo No. 2010/16970-0) que obtivemos em abril de 2011. Este equipamento já se encontra defasado e vários de seus componentes vêm apresentando falhas que em um futuro próximo irão representar uma séria redução do poder computacional do equipamento, pois vários desses componentes não são mais fabricados e não poderão ser substituídos. O objetivo principal da presente solicitação de Projeto Temático visa a aquisição de um novo cluster computacional para podermos continuar as nossas pesquisas dentro de um alto nível de competitividade internacional. Além disso, a presente solicitação contempla a substituição de computadores pessoais, que são imprescindíveis para a análise dos resultados de Simulações Computacionais, bem como na difusão de nossos resultados através de artigos científicos e participação em congressos científicos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHAVES, ANDERSON S.; ANTONELLI, ALEX; LARSON, DANIEL T.; KAXIRAS, EFTHIMIOS. Boosting the efficiency of ab initio electron-phonon coupling calculations through dual interpolation. Physical Review B, v. 102, n. 12 SEP 11 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.