Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistemática molecular, biogeografia e evolução da plumagem dos gaviões sub-buteoninos neotropicais (sensu amaDon 1982), com ênfase no gênero Leucopternis (Aves, Accipitridae)

Processo: 04/14840-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2005
Data de Término da vigência: 31 de março de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Anita Wajntal
Beneficiário:Fábio Sarubbi Raposo do Amaral
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biogeografia | Evolucao De Plumagem | Leucopternis | Mapeamento De Caracteres | Sub-Buteo

Resumo

O gênero Leucopternis é composto por dez espécies de acipitrídeos exclusivamente neotropicais, e é tido como proxirnamente relacionado aos gêneros Buteogallus, Parabuteo, Asturina, Geranoaetus, Busarellus, Geranospiza e Harpyhalíaetus, que juntos compõem a porção neotropical da divisão Sub-buteo (sensu Amadon 1982). Inferências filogenéticas entre as espécies de Leucopternis são escassas, assim como hipóteses sobre o posicionamento do gênero entre os demais acipitrídeos sub-buteoninos. A utilização de marcadores mitocondriais (sub-unidade 6 da NADH desidrogenase, sub-unidades 6 e 8 da ATP sintetase, e o gene ribossômico 12S) e nucleares como fonte de caracteres para análise cladística será útil para: (1) verificar o monofiletismo de todos os gêneros de gaviões sub-buteoninos neotropicais; (2) realizar inferências filogenéticas incluindo todas as 21 espécies envolvidas; (3) elaboração de uma hipótese biogeográfica de diversificação destes acipitrídeos na região neotropical, e (4) analisar a evolução de caracteres de plumagem. Dados preliminares indicam que o gênero Leucopternis não é monofilético, e que diversos novos arranjos taxonômicos poderão ser propostos para os gaviões sub-buteoninos. O mapeamento das diagnoses dos gêneros na filogenia obtida revelará a utilidade destes caracteres de plumagem como sinapomorfias válidas para os táxons analisados. A análise biogeográfica poderá contribuir com o entendimento da evolução da biota neotropical. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AMARAL, Fábio Sarubbi Raposo do. Estudos moleculares em acipitrídeos (Aves, Accipitridae): uma perspectiva evolutiva. 2008. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.