Busca avançada
Ano de início
Entree

Um metodo para estimar o comportamento espectrofotometrico de superficies opacas.

Processo: 04/11092-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Maurício Roriz
Beneficiário:Kelen Almeida Dornelles
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Espectrofotometria   Colorimetria
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Absortancia Solar | Colorimetria | Espectrofotometria | Refletancia Solar

Resumo

O fator que exerce maior influência sobre os ganhos de calor solar da envoltória de uma edificação é a absortância, propriedade física que depende da cor da superfície. Uma superfície branca, ou de baixa absortância, reflete mais de 90% da radiação solar, enquanto as escuras podem absorver mais de 90% da mesma. Assim, o ato aparentemente simples do projetista definir as cores de uma fachada será decisivo sobre o desempenho térmico da edificação. O olho humano, entretanto, não é instrumento adequado para orientar esse tipo de decisão, pois mais da metade da radiação solar ocorre em comprimentos de onda fora do espectro visível. Por este motivo, uma cor que nos parece clara pode absorver mais calor do que outra, de aparência mais escura. Os fabricantes de tintas nada informam sobre o comportamento térmico de seus produtos. Mesmo uma consulta à literatura especializada não resolverá o impasse, pois esta menciona apenas as cores mais comuns. Atualmente, o único processo conhecido para identificar a absortância de uma superfície, é medir sua refletância por meio de um espectrofotômetro, instrumento de difícil acesso para a população. O objetivo central deste projeto é desenvolver um método para estimar a absortância das superfícies opacas das edificações, suficientemente simples para poder ser aplicado diretamente pelos próprios projetistas. Pesquisa iniciada pelo orientador da candidata apresenta fortes indícios de que tal método seja possível. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DORNELLES‚ K.A.; RORIZ‚ M.. Métodos alternativos para identificar a absortância solar de superfícies opacas. Ambiente Construído, v. 7, n. 3, p. 109-127, . (04/11092-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DORNELLES, Kelen Almeida. Absortancia solar de superficies opacas: metodos de determminação e base de dados para tintas latex acrilica e PVA. 2008. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo Campinas, SP.