Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da suplementacao de acido hidroxi-citrico sobre as funcoes endocrina e metabolica do tecido adiposo branco.

Processo: 08/51588-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Fabio Bessa Lima
Beneficiário:Natalie Carolina de Castro
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Lipogênese   Adipocinas   Lipólise   Comportamento alimentar   Tecido adiposo branco
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acido Hidroxi Citrico | Adipocinas | Comportamento Alimentar | Lipogenese | Lipolise | Tecido Adiposo Branco

Resumo

Entre os distúrbios nutricionais, a obesidade é o mais comum. É uma doença mullifatorial e pode ser desencadeada por fatores genéticos, alterações endócrinas hormonais, além de fatores relacionados ao estilo de vida. Estudos recentes mostram que o tecido adiposo participa de importantes processos metabólicos como um órgão regulador endócrino. e está envolvido, entre outras funções, na regulação do metabolismo de carboidratos e lipídeos, na regulação do apetite e do gasto energético. Na tentativa de tratar a obesidade, inúmeros medicamentos têm sido desenvolvidos, porém, a segurança em relação ao uso destas drogas e à sua eficácia parece ser limitada devido aos efeitos colaterais. O ácido hidroxi-cítrico (HCA) é o principal componente e princípio ativo da Garcínia Cambogia (G. Cambogia, família Guttiferae), fruta esta que tem sido utilizada para reduzir o peso corporal. Além disso, estudos apontam que esta substância aumenta a liberação e disponibilidade de serotonina, e por isso, pode ter grande vantagem terapêutica para pacientes obesos que normalmente apresentam compulsão alimentar, distúrbios do sono e depressão. Este projeto visa investigar de forma inédita os efeitos do ácido hidroxi-cítrico, sobre o comportamento alimentar e sobre o metabolismo do TAB. bem como sobre a atividade e a expressão gênica de enzimas e adipocinas, concentração plasmática de hormônios e de substâncias relacionadas a estes processos. Para isto, ratos machos Wistar serão suplementados com HCA (administrado por gavagem) por 4 semanas. Ao final, os animais serão submetidos ao teste oral de tolerância à glicose e sacrificados para retirada dos coxins gordurosos - omental, peri-epididimal, retroperitoneal e subcutâneo para isolamento dos adipócitos que serão submetidos aos testes biológicos. O sangue será coletado para as respectivas dosagens plasmáticas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CASTRO, Natalie Carolina de. O volume celular do adipócito contribui para a heterogeneidade funcional do tecido adiposo branco. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.