Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da acao do veneno do escropiao brasileiro (tityus serrulatus e de suas fracoes na inibicao do crescimento de fungos.

Processo: 05/56592-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2007
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Eliane Candiani Arantes Braga
Beneficiário:Welligton de Mattos Santussi
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Fungos   Antifúngicos   Toxinas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antifungico | Fungos | Peconha De Escorpiao | Titys Serrulatus | Toxinas

Resumo

As toxinas provenientes da peçonha dos escorpiões, principalmente os pertencentes à família Buthidae, que são os mais nocivos, dentre eles o Tityus serrulatus, são mundialmente conhecidas pela sua capacidade de agir sobre canais iônicos (TYTGAT et al.,1999). Além das neurotoxinas, que são um grupo de proteínas de baixo peso molecular, peptídeos antimicrobianos podem fazer parte da composição da peçonha de escorpiões de várias espécies. A existência desses peptídeos é conhecida há décadas, porém somente nos anos mais recentes é que se descobriu que eles fazem parte da resposta imune destes animais e que possuem propriedades antibacterianas e antifúngicas (BROEKAERT et al., 1997). Alguns escorpiões têm o habito de pulverizar peçonha sob seu próprio corpo com o intuito de se livrarem de microorganismos nocivos que possam colonizá-los (TORRES-LARIOS et ai., 2000). Este trabalho visa estudara ação de substâncias presentes na peçonha do escorpião Tityus serrulatus sobre o crescimento apical dos fungos. A purificação do componente ativo será realizada através de cromatografia de troca iônica (catiônica ou aniônica), filtração molecular, cromatografia de afinidade e/ou cromatografia líquida de alta eficiência com colunas de fase reversa (C-18 ou C4), ou outros procedimentos que se tomarem necessários. Serão determinados seu peso molecular aproximado, composição em aminoácidos, o seqüenciamento amino-terminal inicial e o ponto isoelétrico.Os componentes avaliados neste estudo poderão, no futuro, servir para o desenvolvimento de terapias antifúngicas alternativas, uma vez que as infecções fúngicas vêm se tornando cada vez mais resistentes às terapias atuais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTUSSI, WELLIGTON M.; BORDON, KARLA C. F.; RODRIGUES ALVES, ANA P. N.; COLOGNA, CAMILA T.; SAID, SURAIA; ARANTES, ELIANE C.. Antifungal Activity against Filamentous Fungi of Ts1, a Multifunctional Toxin from Tityus serrulatus Scorpion Venom. FRONTIERS IN MICROBIOLOGY, v. 8, . (15/18432-0, 05/56592-7, 05/54855-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTUSSI, Welligton de Mattos. Estudo da ação da peçonha do escorpião brasileiro \'Tityus serrulatus\' e de suas frações na inibição do crescimento de fungos. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.