Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão e caracterização da fração variável (FV) dos hibridomas obtidos contra intimina e BFP para sua utilização na detecção de Escherichia coli enteropatogênica

Processo: 05/56293-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2007
Data de Término da vigência: 31 de março de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunoquímica
Pesquisador responsável:Roxane Maria Fontes Piazza
Beneficiário:Marcio Anunciacao Menezes
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Escherichia coli enteropatogênica   Hibridomas   Testes imunológicos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Epec | Hibridomas | Imunodiagnostico | Intimina | Scfv

Resumo

Escherichia coli enteropatogênica (EPEC) ainda é a principal causa de diarréia aguda em crianças em muitos países em desenvolvimento. Intimina e BFP são dois fatores de virulência envolvidos na patogênese de EPEC. Intimina é uma molécula de 94 kDa que medeia a interação bacteriana com o enterócito. EPEC típica e atípica são diferenciadas com base na presença ou na ausência do plasmídeo EAF, que codifica uma estrutura fimbrial denominada bundle-forming pilus (BFP). Esta estrutura está associada à adesão não íntima da bactéria, à promoção da formação das microcolônias, interligando as bactérias, e à dispersão destas na mucosa intestinal. Anticorpos monoclonais são ferramentas importantes na detecção de diversos patógenos e a manipulação da estrutura básica do domínio da molécula de imunoglobulina, ou seja, a manipulação da cadeia simples da fração variável do anticorpo (ScFv) permite a obtenção de anticorpos com baixo custo, com afinidades e especificidades desejáveis. A obtenção destes anticorpos em larga escala e o desenvolvimento de um método de captura imunoenzimático que permita detectar EPEC em isolados bacterianos através de seus fatores de virulência são os objetivos deste projeto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MENEZES, Marcio Anunciacao. Anticorpos anti-intimina: análise da reatividade dos anticorpos policlonal e monoclonal, clonagem e expressão do fragmento variável de cadeia simples (scFv) do anticorpo monoclonal. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.