Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia da sazonalidade e da condicao ovariana sobre a producao embrionaria in vitro de gatas domesticas (felis catus). tus).

Processo: 05/54832-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Maria Denise Lopes
Beneficiário:Lílian Rigatto Martins
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Sazonalidade   Gatos   Técnicas de maturação in vitro de oócitos   Atresia folicular   Embrião
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atresia Folicular | Embriao | Gato Domestico | Maturacao Oocitaria | Sazonalidade

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo estudar a influência das estações reprodutiva (agosto/setembro/outubro) e de anestro (janeiro/fevereiro/março) associada à condição ovariana em gato doméstico (Felis catus) na cidade de Botucatu (SP - Brasil) sobre as taxas de recuperação, maturação, sobre as características ultra-estruturais oocitárias e embrionárias e sobre a produção e desenvolvimento de embriões felinos. O trabalho será dividido em dois experimentos: Produção in vitro de embriões de felinos domésticos e Análise ultraestrutural de oócitos e embriões de felinos domésticos. Os ovários serão transportados ao laboratório para determinação da condição ovariana, recuperação e classificação dos complexos cumulus-ooforus (COCs). No experimento I, COCs Grau I serão cultivados em H-MEMm e maturados. Posteriormente serão corados com Hoechst 33342 e classificados quanto à configuração nuclear. Paralelamente, gatos domésticos (Felis catus) serão submetidos à orquiectomia para sêmen epididimário. Será realizada a FIV pela adição de 10 milhões de espermatozóides. Após sete dias de cultivo os embriões serão corados com acridina-orange e iodeto de propídeo a fim de determinar o estágio de desenvolvimento, o número de blastômeros e a viabilidade embrionária. No experimento II será realizada a análise ultra estrutural dos COCs e dos embriões provenientes de gatas nas estações reprodutiva e de anestro. Após processamento adequado, será realizada análise ultra-estrutural por meio da descrição de material fotodocumentado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LÍLIAN R. MARTINS; CLAUDIA B. FERNANDES; ANA I.S.B. VILLAVERDE; FERNANDA C. LANDIM-ALVARENGA; MARIA D. LOPES. Efeitos da sazonalidade e da condição ovariana sobre a produção in vitro de embriões de gatos domésticos em uma região entre o Equador e o Trópico de Capricórnio. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 34, n. 3, p. 277-280, . (05/54832-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARTINS, Lílian Rigatto. Influência da sazonalidade e da condição ovariana sobre a produção embrionária in vitro de gato doméstico (Felis catus, Linnaeus. 1758). 2009. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu Botucatu.