Busca avançada
Ano de início
Entree

Revisão taxonômica, filogenia e estudos evolutivos no subgênero Phyllarthrorhipsalis (Rhipsalis Gaert. - Cactoideae - Cactaceae)

Processo: 05/54410-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2006
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia Vegetal
Pesquisador responsável:Lúcia Garcez Lohmann
Beneficiário:Alice de Moraes Calvente Versieux
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cactaceae   Filogenia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cactaceae | Conservacao | Filogenia | Phylarthororhipsalis | Rhipsalis | Taxonomia

Resumo

As Cactaceae compreendem cerca de 100 gêneros e 1.500 espécies com distribuição predominantemente neotropical. A família apresenta elevada taxa de endemismo e grande potencial econômico, principalmente como plantas ornamentais, que sofrem com o extrativismo ilegal, desmatamento e urbanização. As espécies do gênero Rhipsalis Gaertner são epífitas que apresentam grande plasticidade em sua morfologia vegetativa. Esta alta taxa de variação morfológica, associada à sobreposição de caracteres diagnósticos levou a uma grande dificuldade na determinação dos táxons desse gênero, e a problemas na classificação do grupo. Além disso, a dificuldade no estudo de materiais depositados em herbários, decorrente da perda de elementos fundamentais durante o processo de herborização, também contribuiu para problemas na taxonomia do grupo. O subgênero Phyllarthrorhipsalis F. Buxbaum compreende táxons com segmentos aplanados ou com 3 a 5 alas, endêmicos da Floresta Atlântica. Espécies desse subgênero estão distribuídas desde o Nordeste até o Sul do Brasil (7 spp.), e também pelos Andes (4 spp.). Este projeto tem como objetivo estudar as espécies de Phyllarthrorhipsalis, do ponto de vista taxonômico e evolutivo. Visa-se analisar aspectos morfológicos, de distribuição geográfica e da conservação do subgênero, bem como reconstruir a filogenia do grupo com a utilização de caracteres moleculares e o estudo dos padrões de evolução de caracteres morfológicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VERSIEUX, Alice de Moraes Calvente. Filogenia molecular, evolução e sistemática de Rhipsalis (Cactaceae). 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.