Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparacao longitudinal da comunidade de diatomaceas de sedimentos superficiais nos reservatorios em cascata do rio paranapanema.

Processo: 05/57399-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Denise de Campos Bicudo
Beneficiário:Luciane Fontana da Silva
Instituição Sede: Instituto de Botânica. Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biodiversidade   Eutrofização   Diatomáceas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biodiversidade | Bioindicacao | Diatomaceas | Eutrofizacao | Reservatorio Em Cascata | Sedimento Lacustre

Resumo

A implementação de estratégias de recuperação requer informações sobre as condições naturais dos sistemas. A reconstituição de históricos de corpos d'água por meio de estudos de organismos preservados nos sedimentos tem sido muito útil, sendo que as diatomáceas despontam como um dos grupos mais adequado sobre eutrofização. A proposta visa avaliar a heterogeneidade longitudinal da comunidade das diatomáceas de sedimentos superficiais no gradiente espacial (transição rio-região lacustre) de cada reservatório, bem como entre a série de oito reservatórios em cascata do Rio Paranapanema. Como tais sistemas variam de oligo a eutrófico, pretende-se subsidiar estratégias para diagnóstico de processos de eutrofização a partir de associações de espécies indicadoras da qualidade ecológica dessa série em cascata. Serão realizadas três amostragens em cada reservatório, totalizando 24 (n=2), com coletor de sedimentos superficiais. As análises incluirão massa seca, PT, NT e a estrutura das diatomáceas (quali e quantitativa). Outras informações sobre a caracterização dos reservatórios serão baseadas em dados publicados ou fornecidas pelo projeto maior no qual se insere a proposta. Os dados serão analisados pelo cálculo de índices biológicos e análise estatística multivariada. A proposta é pioneira para o país e para sistemas de reservatórios em cascata e pretende contribuir para o melhor entendimento da biodiversidade de diatomáceas de sedimentos e de sua utilização no diagnóstico da qualidade ecológica desses sistemas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)