Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de microssensores do tipo isfets a base de nanoeletrodos de ag e au.

Processo: 05/57347-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2007
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Lauro Tatsuo Kubota
Beneficiário:Alexandre Kisner
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/09923-2 - Desenvolvimento de tecnologia desportiva através de uma ação multidisciplinar, AP.PRNX.TEM
Assunto(s):Nanosensores   Técnicas de diagnóstico molecular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Deteccao Molecular | Nano Fios | Nanosensores

Resumo

A detecção de espécies químicas e biológicas é de fundamental importância devido ao seu potencial de aplicação em diversas áreas tais como, médicas, químicas, biológicas, ambientais e de alimentos. A aplicação de biossensores condutométricos na detecção destas demonstra-se altamente promissora e vantajosa em relação a métodos convencionais de detecção (ex.: métodos espectrofotométricos), uma vez que estes dispositivos possibilitam medidas diretas in vivo e em tempo real. Em adição, a hibridização de biossensores com componentes eletrônicos semicondutores tais como, transistores de efeito de campo contendo nano-fios metálicos biocompatíveis em sua porta, torna estes dispositivos altamente sensíveis e seletivos para a detecção de analitos de interesse. Desta forma, o presente projeto visa desenvolver um transistor de efeito de campo implementando na porta deste, nano-fios metálicos biocompatíveis capazes de atuarem como sensores químicos e/ou biológicos simplesmente pela modificação de sua superfície com receptores moleculares específicos. Como etapa inicial, será priorizado o desenvolvimento em escala miniaturizada do respectivo transistor, assim como o crescimento vertical de nano-fios de Ag ou Au sobre a porta deste. Posteriormente, medidas primárias de condutância serão realizadas empregando-se soluções com diferentes pH, seguido da detecção de espécies biológicas. Os resultados obtidos serão comparados a dados da literatura e otimizados para futuros aperfeiçoamentos do dispositivo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KISNER, Alexandre. Desenvolvimento de Microssensores do tipo ISFETs a base de Nanoeletrodos de Ag e Au. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química Campinas, SP.