Busca avançada
Ano de início
Entree

Linguagem e moral: consideracoes sobre a filosofia do jovem nietzsche.

Processo: 05/58204-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 31 de março de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Oswaldo Giacoia Junior
Beneficiário:André Luis Muniz Garcia
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia   Friedrich Nietzsche   Moral   Metafísica   Linguagem   Platão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Linguagem | Metafisica | Moral | Nietzsche | Platao | Psicologia

Resumo

O projeto pretende elencar as diretrizes para um estudo sobre a linguagem em Nietzsche a partir de escritos e fragmentos póstumos de 1868 a 1874, a fim de esclarecer, por esta via, como os principais argumentos utilizados pelo jovem Nietzsche em sua crítica à moral - principalmente no que diz respeito à filosofia socrático-platônica - estão vinculados a uma crítica da linguagem. Para tanto, pretendemos conduzir nossa pesquisa tendo em vista quatro importantes objetivos: (i) pretendemos desenvolver este primeiro tópico a partir de um escopo historiográfico, examinando e cotejando a temática tratada por Nietzsche nos escritos e fragmentos póstumos mencionados com argumentos de quatro filósofos: I. Kant, A. Schopenhauer, F. A. Lange e E. von Hartmann; (ii) visamos analisar qual a gênese da linguagem (relação entre linguagem e inconsciente), qual sua estrutura (categorias gramaticais e tropos) e, em seguida, o modo como ambas condicionam usos lingüísticos em geral (análise da retórica); (iii) partindo das conclusões extraídas do tópico anterior, acerca do condicionamento de recursos lingüísticos, trataremos de examinar o modo pelo qual Nietzsche reconhece utilidade à linguagem na formação e sedimentação do conhecimento humano; (iv) por fim, pretendemos explicitar como Nietzsche identifica juízos de valor moral, a partir de uma perspectiva histórica sobre a formação e sedimentação do conhecimento humano, e como os problematiza, a partir de uma análise psicológica da filosofia de socrático-platônica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GARCIA, André Luis Muniz. Metaforas do corpo: reflexões sobre o estatuto da linguagem na filosofia do jovem Nietzsche. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.