Busca avançada
Ano de início
Entree

Educação: formação e resistência um estudo dos escritos de educação de Theodor Adorno

Processo: 05/57473-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2006
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Fundamentos da Sociologia
Pesquisador responsável:Irene de Arruda Ribeiro Cardoso
Beneficiário:Frederico Tell de Lima Ventura
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação   Socialização   Formação do indivíduo   Identidade (psicologia)   Subjetividade   Theodor W. Adorno
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao | Formacao | Individuo E Resistencia | Sociedade Administrativa | Theodor Adorno

Resumo

Este projeto versa sobre o conceito de educação na obra de Theodor W. Adorno (1903-1969), tendo como material de análise principal os ensaios deste filósofo sobre o tema. Se a obra deste autor já foi bastante explorada no que diz respeito a certos recortes, como a estética e a indústria cultural, o tema da educação e sua dimensão política tem chamado pouco a atenção dos estudiosos. Desta forma, voltamos nossa atenção para estes textos sobre educação, pensados pelo autor como intervenções, que tematizam a sociedade contemporânea definida como sociedade administrada. Nosso foco está voltado para a ambivalência da educação que, se por um lado, se realiza objetivamente como um processo de socialização que reforça os pressupostos desta configuração social, por outro diz respeito a um processo de formação (Bildung) do indivíduo, da constituição de sua identidade, que lhe permite opor-se subjetivamente a uma objetividade na qual ele não se reconhece. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VENTURA, Frederico Tell de Lima. Notas sobre o conceito de educação política em ensaios de intervenção pública de Theodor W. Adorno. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.