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Rodolfo bernadelli: sua obra e insercao no cenario artistico do segundo imperio e primeira republica.

Processo: 05/58312-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História Moderna e Contemporânea
Pesquisador responsável:Luciano Migliaccio
Beneficiário:Maria do Carmo Couto da Silva
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte - Brasil - Seculo Xix | Arte - Europa - Seculo Xix | Escultura Brasil Seculo Xix

Resumo

Este projeto visa elaborar uma análise da trajetória do escultor Rodolfo Bernardelli (1852-1931) no período entre 1890 a 1915, quando ele adquiriu destaque como escultor oficial da Primeira República e foi ainda o diretor da Escola Nacional de Belas Artes - Enba, a mais importante instituição de ensino artístico do país. Acreditamos que esses campos de atividade estão relacionados. O principal objetivo é compreender a sua atuação enquanto diretor da Enba no âmbito do desenvolvimento das artes no país. Pretendemos igualmente estudar a sua produção artística no período, repensando o papel que essa adquiriu na cultura visual do Brasil daqueles anos. Dada a amplitude da produção de Bernardelli, faremos uma seleção das obras. Esta pesquisa vincula-se a um conjunto de estudos recentes sobre a arte do século XIX no Brasil, relacionando-se à história do ensino artístico e da escultura. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Maria Do Carmo Couto da. Rodolfo Bernardelli, escultor moderno: análise da produção artítica e de sua atuação entre a Monarquia e a República. 2011. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.