Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma heurística GRASP para o problema de dimensionamento de lotes com múltiplas plantas

Processo: 05/57725-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Franklina Maria Bragion de Toledo
Beneficiário:Mariá Cristina Vasconcelos Nascimento Rosset
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Planejamento da produção   Otimização combinatória   Dimensionamento de lotes   Heurística

Resumo

Este problema aborda o planejamento de produção de múltiplos itens em um único estágio de produção em múltiplas plantas. O objetivo é encontrar o plano de produção que minimize os custos de produção, de preparação, de estoque e transporte entre as plantas. O horizonte de planejamento é finito e subdividido em períodos menores. Cada uma das plantas possui capacidade de produção limitada e a demanda pelos itens é previamente determinada em cada um dos períodos. O plano de produção deve respeitar a capacidade de produção e o atendimento da demanda dos itens em cada uma das plantas. O cliente compra sempre da planta mais próxima e, portanto, caso o item seja fabricado em outra planta o custo de transporte entre as plantas não é repassado ao cliente. Este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de uma meta-heurística GRASP (Greedy Randomized Adaptive Search Procedures) para a solução do problema. A idéia é construir uma solução inicial factível para o problema desconsiderando suas restrições de capacidade. Para tal utilizaremos como base o algoritmo ótimo para máquinas paralelas proposto na literatura. Neste algoritmo aplicaremos a idéia da fase construtiva do GRASP. A partir dessa solução inicial aplicaremos uma busca local. Os resultados obtidos pela heurística proposta serão comparados aos apresentados na literatura. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROSSET, Mariá Cristina Vasconcelos Nascimento. Uma heurística GRASP para o problema de dimensionamento de lotes com múltiplas plantas. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.