Busca avançada
Ano de início
Entree

Crescimento do comhecimento: as perspectivas de vigotski e popper.

Processo: 05/01317-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2005
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Livia Mathias Simao
Beneficiário:Nilson Guimarães Doria
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento humano   Construção do conhecimento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Construcao Do Conhecimento | Desenvolvimento Humano | Epistemologia Evolutiva | Popper K.R | Vygotsky L.S | Epistemologia da Psicologia

Resumo

Neste projeto apresento uma proposta que visa aprofundar a investigação das relações entre as obras de Vigotski e Popper. Julgo este tipo de investigação especialmente relevante considerando a pouca atenção que o tema tem recebido em trabalhos especializados (apesar de ser em muitos casos apontado- na forma de ser Vigotski um antecipador de idéias popperianas- raramente é abordado em profundidade) e por acreditar que ambas as teorias exercem forte impacto sobre as correntes atuais de pensamento, seja no campo da Psicologia quanto no da Epistemologia. Além disso, ambas teorias partem de um enfoque marcadamente evolucionista, em sentido darwiniano, o que parece indicar uma afinidade mútua que supera o esperado por uma leitura superficial. Esta característica ganha destaque quando vivemos uma época que como a nossa passa pelo crescimento da perspectiva da Psicologia Evolucionista. As obras dos dois autores ainda parecem atuais e concatenáveis sob outra ótica, a do construtivismo semiótico-cultural, em especial no que tange ao papel desempenhado pela linguagem e suas relações com o pensamento e a emergência de novos conhecimentos. A fim de atender aos objetivos da investigação, ampliar o conhecimento sobre as relações entre as obras dos autores-tema, lançarei mão dos conceitos de “análise situacional” de Popper e de “interdependência intelectual” de Van der Veer e Valsiner.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)