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Gramsci e a psicologia histórico-cultural: aprofundamento teórico-metodológico a partir dos conceitos de práxis, hegemonia e senso comum

Processo: 12/06615-4
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2012
Vigência (Término): 31 de maio de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Ana Paula Soares da Silva
Beneficiário:Leandro Amorim Rosa
Supervisor no Exterior: Francesco Paolo Colucci
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa : Università degli Studi di Milano-Bicocca, Itália  
Vinculado à bolsa:11/04042-4 - Participação política: sentidos e significados atribuídos por membros do setor de educação de um assentamento rural, BP.MS
Assunto(s):Psicologia política   Participação política   Subjetividade   Práxis   Hegemonia

Resumo

O presente projeto, que se realizará por meio do estágio no exterior, tem como objetivo principal o aprofundamento do bolsista nos referenciais teóricos e metodológicos utilizados como guias em sua pesquisa original. No projeto de mestrado financiado pela FAPESP, o pesquisador busca entender, a partir dos referenciais teóricos advindos principalmente de Gramsci e Vigotski, como se dá a construção de sentidos atribuídos à participação política por um grupo de educadores do movimento social sem terra. Entende-se que a articulação entre a psicologia histórico-cultural vigotskiana e o pensamento gramsciano tem grande potencial para se olhar e entender os processos implicados na participação política. O grupo de pesquisa italiano, liderado pelo Prof. Colucci, no qual o pesquisador realizará o estágio, tem como foco o estudo e a aplicação de categorias gramscianas à Psicologia, além de dialogar esse autor com autores da perspectiva histórico-cultural, particularmente Leontiev e Vigotski. Durante o estágio, o bolsista participará de disciplinas, reuniões do grupo, orientações individuais com o professor/supervisor e estudo da bibliografia pertinente. Além disso, pretende-se que, nesse período, o material empírico da pesquisa seja discutido com o grupo do professor italiano, enriquecendo a análise. Pretende-se ainda aprofundar os estudos nos conceitos que o grupo do professor Colucci já tem acúmulo, em particular os conceitos de práxis, hegemonia e senso-comum. Assim sendo, a participação do bolsista junto ao grupo certamente contribuirá para o desenvolvimento do projeto original por meio do aprofundamento teórico-metodológico que a pesquisa exige. (AU)