Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da participacao dos leucotrienos na secrecao de vasopressina durante sepse experimental.

Processo: 05/58876-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia
Pesquisador responsável:Maria José Alves da Rocha
Beneficiário:Leticia Antunes Athayde
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/11766-0 - Controle neuroquímico da temperatura corporal, AP.TEM
Assunto(s):Vasopressinas   Sepse   Western blotting
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ltc4 Sintase | Mk 886 | Sepse | Vasopressina | Western Blotting

Resumo

Sepse é definida como uma síndrome de resposta inflamatória sistêmica à infecção e choque séptico como um quadro de sepse acompanhado de hipotensão não responsiva a salina que pode evoluir para a disfunção múltipla dos órgãos. Durante esse quadro, há uma produção excessiva dos mediadores inflamatórios entre os quais leucotrienos que promovem a quimiotaxia, adesão de neutrófilos no endotélio e aumento na permeabilidade vascular que resulta em extravazamento do plasma intraluminal e subseqüente queda da pressão sanguínea. Na fase inicial da sepse, concentrações altas de vasopressína plasmática podem ser encontradas e ajudam a restabelecer a pressão sangüínea que tende a diminuir devido à liberação de citocinas, leucotrienos e óxido nítrico. Entretanto, na fase tardia quando a hipotensão observada deveria estimular a secreção de vasopressina, a concentração plasmática deste hòfrnônio encontra-se inapropriadamente baixa, contribuindo para o choque vasodilatatório. Recentemente foi observado que a LTC4 sintase é seletivamente localizada nos neurônios vasopressinérgicos dos núcleos paraventricular, supraótico, supraquiasmático e área retroquiasmática do hipotálamo. Além disso, não há expressão de LTC4 sintase nos neurônios ocitocinérgicos do hipotálamo, mostrando assim que essa expressão é seletiva para vasopressina. Contudo, não se sabe a tarefa do LTC4 na secreção de vasopressina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ATHAYDE, Leticia Antunes. Participação dos leucotrienos na secreção de vasopressina durante sepse experimental. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.