Busca avançada
Ano de início
Entree

Contribuicoes da iniciacao cientifica na apropriacao da linguagem cientifica por alunos de graduacao em quimica.

Processo: 05/57244-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2006
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Salete Linhares Queiroz
Beneficiário:Luciana Massi
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de química   Iniciação científica   Ensino superior
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino De Quimica | Ensino Superior | Iniciacao Cientifica

Resumo

Este projeto tem sua origem na preocupação com a forma como se dá a apropriação da linguagem científica pelos alunos de iniciação científica, em especial na área de química. Ao atuarem como alunos de iniciação científica os graduandos têm um estreito contato com diversas formas de comunicação científica oral e escrita. Esta constatação originou o seguinte questionamento: o "fazer pesquisa" (desenvolver estágio de iniciação científica) é um fator relevante para a apropriação da linguagem científica pelo aluno de graduação em química? Como se dá esta apropriação? Com o intuito de elucidar este questionamento observaremos o percurso trilhado por alunos de iniciação científica em química que estarão iniciando seus trabalhos em laboratórios de pesquisa no Instituto de Química da UNESP/Campus Araraquara. Os procedimentos de pesquisa se pautarão em entrevistas com orientadores e alunos, além de observações no local, as quais incluirão gravações em áudio, e coleta de materiais orais e escritos produzidos pelos alunos, relacionados ao desenvolvimento das suas pesquisas. Quanto aos referenciais adotados para à interpretação dos dados, procuraremos subsídios em estudos da Sociologia e Antropologia da Ciência, desenvolvidos por Latour e Woolgar, e na Análise de Discurso na linha francesa, como vem sendo divulgada por Eni Orlandi. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MASSI, Luciana. Contribuição da iniciação científica na apropriação da linguagem científica por alunos de graduação em Química. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos (IQSC/BT) São Carlos.