Busca avançada
Ano de início
Entree

Mapeamento histoquimico dos centros neurossecretores protocerebrais e do complexo retro-cerebral de forrageiras de melipona quadrifasciata (hymenoptera; apidae).

Processo: 05/57639-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Mirian David Marques
Beneficiário:Cintia Etsuko Yamashita
Instituição Sede: Museu de Zoologia (MZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neurossecreção   Ritmo circadiano
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Meliponineo | Neurossecrecao | Osciladores Circadianos | Protocerebro | Ritmo Circadiano | Sistema Nervoso Retro-Cerebral

Resumo

As forrageiras de abelhas sem ferrão são as únicas operárias da colônia que mantém um contato direto e diário com o ciclo claro/escuro ambiental. A precisão com que as visitas a flores para a coleta de néctar e pólen destinados à sua própria alimentação e à da colônia é conferida pela existência de um relógio biológico circadiano. Este relógio é constituído por diversos osciladores, alguns localizados no sistema nervoso central e outros no complexo retro-cerebral. O ritmo endógeno gerado por eles é ajustado ao ciclo claro/escuro pelo mecanismo de arrastamento. O mecanismo do processo envolve a sensibilização dos osciladores que compõem o relógio por vias aferentes, que trazem informações relativas ao padrão de iluminação do ambiente. A expressão do ritmo arrastado depende de referências de cada oscilador. As referências comunicam os diferentes elementos da rede oscilatória que compreende elementos nervosos, neurohormonais e hormonais. Este projeto tem como objetivo localizar e identificar elementos eferentes dos osciladores circadianos, através de métodos histoquímicos que evidenciam a presença de neurossecreção. Também pretende-se verificar um eventual efeito da presença do ciclo claro/escuro no padrão de atividade neurossecretora, comparando grupos de forrageiras mantidas sob claro/escuro, com outros submetidos a claro constante. Em modelos cronobiológicos clássicos, a reação ao ciclo ambiental é detectada principalmente nos momentos de transição do claro para o escuro e vice-versa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
YAMASHITA, Cintia Etsuko. Mapeamento histológico das áreas protocerebrais e do complexo retrocerebral de operárias de Melipona quadrifasciata anthidioides (Hymenoptera, Apidae, Meliponini). 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.