Busca avançada
Ano de início
Entree

Dominancia fiscal e os limites a politica monetaria: uma analise empirica para o brasil.

Processo: 05/57588-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2006
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Teoria Econômica
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo Soares Gonçalves
Beneficiário:Marianne Thamm de Aguiar
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Economia do Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dominancia Fiscal | Economia Brasileira | Granger Causalidade | Reacao Fiscal

Resumo

Análises sobre a coordenação de políticas econômicas passaram a ganhar importância especialmente com o artigo seminal de Sargent e Wallace (1981) acerca do efeito perverso de uma política monetária em contexto de dominância fiscal. O trabalho proposto tem como objetivo testar a existência de dominância fiscal no Brasil, e será desenvolvido em duas partes. Na primeira parte pretende-se aprofundar o conhecimento teórico sobre o tema de dominância fiscal e os indícios que a teoria fornece para basear uma verificação empírica do problema. A segunda parte abordará a dominância fiscal em nível empírico, compreendendo o núcleo do trabalho. A análise empírica terá enfoque na economia brasileira dos últimos seis anos, a partir de 1999, ano em que se iniciou a fixação de metas de superávit primário pela autoridade fiscal. A dominância fiscal será investigada de três maneiras: (i) análises de causalidade, nas quais uma mudança na taxa de juros seria antecedente a mudanças em prêmio de risco, taxa de câmbio e expectativa de inflação; (ii) testes de causalidade para variáveis de expectativas do mercado (como expectativa sobre dívida e juros alterando expectativas sobre a meta orçamentária); (iii) análise sobre o comportamento de reação da autoridade fiscal a mudanças na dívida, ou seja, se responde no período seguinte com algum ajuste fiscal, de modo a garantira sustentabilidade da dívida pública como proporção do PIB. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AGUIAR, Marianne Thamm de. Dominância fiscal e a regra de reação fiscal: uma análise empírica para o Brasil. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/SBD) São Paulo.