Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo comportamental, farmacologico, bioquimico e hormonal de animais selecionados pelo comportamento de "rearing" no teste do campo aberto.

Processo: 05/60297-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2006
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Marcoantonio Campana Venditti
Beneficiário:Rosana Alves
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hipocampo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Hipocampo | Na+/K+Atpase | Rearing | Receptor Gabaa | Sitio Benzodiazepinico

Resumo

O "rearing" tem sido considerado um comportamento exploratório gerado pela novidade de um ambiente (Crusio, 2001; van Abeelen, 1975,1977). Inúmeros dados de literatura demonstram que o hipocampo é uma das regiões cerebrais envolvidas na geração do comportamento de "rearing". O "rearing" está relacionado à densidade da projeção das fibras musgosas intra e infra-piramidais que conecta células granulares aos dendritos basais dos neurônios piramidais da região hipocampal CA3 (Crusio, 2001). Em artigos recentes (Alves et al., 2005) mostramos que subgrupos de ratos Wistar, adultos, machos, selecionados no teste do campo aberto em subgrupos de alto e baixo "rearing", diferem na atividade da K+-p-nitrofenilfosfatase no hipocampo e no n° e na afinidade de receptores GABAA/sítio alostérico benzodiazepínico. Estes dados, além de demonstrarem o envolvimento da Na+/K+-ATPase hipocampal no comportamento de "rearing", fortalecem a hipótese de uma diferença na neurotransmissão GABAérgica hipocampal envolvendo o sitio alostérico benzodiazepínico do receptor GABAA. O objetivo deste trabalho consiste na determinação do número e afinidade dos sítios benzodiazepínicos no receptor GABAA e do número e afinidade dos sítios de ligação da [3H]ouabaína na Na+/K+-ATPase, o que permite determinar o número de moléculas da NA+/K+-ATPase, em subgrupos de ratos de alto e baixo número de "rearings" selecionados no teste do campo aberto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)