Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da atividade in vivo e in vitro do Lopap recombinante, uma proteína ativadora de protrombina da taturana Lonomia obliqua

Processo: 05/59739-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de abril de 2006
Vigência (Término): 30 de setembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica
Pesquisador responsável:Ana Marisa Chudzinski-Tavassi
Beneficiário:Linda Christian Carrijo Carvalho
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Protrombina   Lonomia obliqua

Resumo

O rLopap é uma serino protease ativadora de protrombina, obtida na forma recombinante em nosso laboratório, utilizando uma biblioteca de cDNA construída a partir do extrato das cerdas da taturana Lonomia obliqua. Foram depositadas três patentes desta proteína no INPI, que baseiam-se: 1) na estrutura e atividade diferenciada da molécula, que não apresentou similaridade com nenhum ativador de protrombina ou serino protease descritos, 2) seu uso potencial como desfibrinogenante e em kits diagnóstico para desprotrombinemias, 3) uso potencial como agente antiapoptótico em processos biotecnológicos e cosmecêutica. O presente projeto faz parte do plano de desenvolvimento desta molécula e servirá de base tanto para estudos da fase pré-clinica, como prova de conceito e tem como objetivos: avaliar a ação desfibrinogenante e antitrombótica da proteína recombinante em animais experimentais, observando seus efeitos sobre os mecanismos de coagulação e fibrinólise, testar dosagens e vias de administração do rLopap; definir toxicicidade aguda e subcrônica. Paralelamente, pretende-se introduzir melhoramentos no processo de obtenção da molécula recombinante, visando um escalonamento para produção industrial em normas GMP. Serão desenvolvidos estudos de expressão por levedura em shaker e em fermentador, com o objetivo de: avaliar a produtividade do clone, padronizar processos de purificação, avaliar as propriedades bioquímicas e biofísicas da molécula obtida e sua estabilidade. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA CARVALHO, F. R.; CARRIJO-CARVALHO, L. C.; CHUDZINSKI-TAVASSI, A. M.; FORONDA, A. S.; DE FREITAS, D. Serine-like proteolytic enzymes correlated with differential pathogenicity in patients with acute Acanthamoeba keratitis. Clinical Microbiology and Infection, v. 17, n. 4, p. 603-609, APR 2011. Citações Web of Science: 7.
WAISMAM, KALINE; CHUDZINSKI-TAVASSI, ANA MARISA; CARRIJO-CARVALHO, LINDA C.; FERNANDES PACHECO, MARIO T.; FARSKY, SANDRA H. P. Lopap: A non-inflammatory and cytoprotective molecule in neutrophils and endothelial cells. Toxicon, v. 53, n. 6, p. 652-659, MAY 2009. Citações Web of Science: 7.
CARRIJO-CARVALHO‚ L.C.; CHUDZINSKI-TAVASSI‚ A.M. The venom of the Lonomia caterpillar: An overview. Toxicon, v. 49, n. 6, p. 741-757, 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.