Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise da expressao genica em linfocitos t de pacientes com doencas esclerose multipla submetidos ao transplante autologo de celulas tronco hematopoeticas.

Processo: 05/59935-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 31 de março de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Júlio César Voltarelli
Beneficiário:Alessandra de Paula Alves Sousa
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14247-6 - Center for Research on Cell-Based Therapy, AP.CEPID
Assunto(s):Imunogenética   Doenças autoimunes   Expressão gênica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Doencas Auto-Imunes | Expressao Genica | Imunogenetica

Resumo

As doenças auto-imunes são caracterizadas por distúrbios no sistema imunológico em decorrência da susceptibilidade genética e de fatores ambientais. A esclerose múltipla ó uma doença auto-imune órgão-específica caracterizada por respostas imunes de padrão Th1, direcionada contra auto-antígenos localizados no sistema nervoso. O potencial do transplante autológo de células tronco hematopoieticas para o tratamento das doenças auto-imunes foi originalmente demonstrado em modelos animais, bem como em pacientes transplantados para desordens hematológicas que obtiveram remissão da doença auto-imune concomitante nesses pacientes. Desde 1996 vários estudos clínicos de fase I e II empregando a imunossupressão em altas doses seguido de transplante autólogo de células tronco hematopoieticas foram realizados mundialmente em mais de 700 pacientes portadores de doenças auto-imunes. Este projeto tem como objetivo estudar a modulação da expressão gênica de linfócitos T CD4+ e CD8+ do sangue periférico, durante a indução da remissão clinica em pacientes portadores de esclerose múltipla, submetidos a imunossupressão em altas doses seguida de transplante autólogo de células tronco hematopoéticas. Para tal, a tecnologia do microarray será utilizada para avaliar a expressão gênica destas células, antes e em dois períodos (seis meses e um ano) após o transplante autólogo de células tronco hematopoiéticas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)