Busca avançada
Ano de início
Entree

Relacoes entre o trabalho pedagogico do professor e a zona de desenvolvimento proximal do aluno no processo de ensino da linguagem escrita em classe de 1 e 2 series do ensino fundamental.

Processo: 06/53493-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Stela Miller
Beneficiário:Larissa Helyne Bassan
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Linguagem escrita   Teoria histórico-cultural   Ensino e aprendizagem   Ensino fundamental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino E Aprendizagem | Ensino Fundamental | Linguagem Escrita | Teoria Historico-Cultural | Vigotski

Resumo

Estudos realizados dentro da perspectiva Histórico-Cultural, proposta por Vigotski, referenciam a existência da zona de desenvolvimento imediato, que diz respeito àquilo que a criança é capaz de realizar mediante a colaboração de alguém culturalmente mais experiente. Para Vigotski, o bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento da criança, e isso é possível, acreditamos, desde que o ensino incida na zona de desenvolvimento imediato da criança. O presente trabalho tem por objetivos: 1) definir o perfil do professor frente à zona de desenvolvimento imediato de seu aluno; 2) relacionar o desempenho do aluno, na aprendizagem de um novo conteúdo da escrita, com as possíveis atitudes do professor quando (se) interfere na zona de desenvolvimento imediato de seu aluno. Esta pesquisa será realizada com 08 professores e 32 alunos das 1ª e 2ª séries do ensino fundamental, por meio de entrevistas, observações e registros de episódios da interação professor-aluno, além de avaliação do nível de escrita dos alunos envolvidos. Os resultados obtidos neste estudo poderão contribuir para o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas, além de levantar questões para possíveis pesquisas posteriores no campo educacional. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BASSAN, Larissa Helyne. O trabalho pedagógico e a zona de desenvolvimento proximal na aprendizagem da linguagem escrita. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.