Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do BAY 41-2272 e doadores de óxido nítrico sobre o desenvolvimento e regulação do sistema NADPH-oxidase na linhagem mielomonocítica humana

Processo: 06/51004-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de agosto de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Antonio Condino Neto
Beneficiário:Paulo Vitor Soeiro Pereira
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Doença granulomatosa crônica   Fagócitos   NADPH oxidase

Resumo

Defeitos num dos componentes do Sistema NADPH oxidase causam a doença granulomatosa crônica (DGC), caracterizada por defeito na liberação dos reativos intermediários do oxigênio. Entretanto, a produção de óxido nítrico (NO) é normal entre os pacientes com DGC e é considerada uma molécula com papel efetor e/ou modulador importante nas respostas imunológicas. Um exemplo é a interação do NO com a enzima guanilato ciclase solúvel (GCs), que ativada induz a produção de guanilato monofosfato ciclase (cGMP), o qual participa como molécula mensageira em processos celulares envolvendo diferenciação, proliferação, quimiotaxia e liberação de determinados mediadores em vias de sinalização intracelular. O fármaco BAY 41-2272 é um ativador de GCs. Esta ativação é potencializada na presença de doadores de NO (DEA/NO e SIN-1). BAY 41-2272 é heme dependente, grupamento molecular presente na enzima GCs. Propomos investigar o efeito do BAY 41-2272 e doadores de NO sobre células mielomonocíticas humanas de linhagem THP-1 e leucócitos de pacientes com DGC, dosando a princípio o superóxido liberado pelas células tratadas, os níveis de cGMP, a expressão gênica dos componentes do sistema NADPH oxidase e sua atividade microbicida. Nossa hipótese é que a ativação da guanilato ciclase contribua para o desenvolvimento e ativação do sistema NADPH oxidase, modulando positivamente a capacidade microbicida da linhagem mielomonocítica humana. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOEIRO-PEREIRA, P. V.; FALCAI, A.; KUBO, C. A.; OLIVEIRA-JUNIOR, E. B.; MARQUES, O. C.; ANTUNES, E.; CONDINO-NETO, A. BAY 41-2272, a soluble guanylate cyclase agonist, activates human mononuclear phagocytes. British Journal of Pharmacology, v. 166, n. 5, p. 1617-1630, JUL 2012. Citações Web of Science: 7.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Paulo Vitor Soeiro. BAY 41-2272: um imunomodulador com potencial para o controle de infecções.. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.