Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise da patogenese da injuria pulmonar aguda relacionada a transfusao (trali) em modelo in vivo.

Processo: 06/52933-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Eduardo Magalhães Rego
Beneficiário:Mirela de Barros Tamarozzi
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Anticorpos   Neutrófilos   Transfusao   PAF
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anticorpos | Neutrofilo | Paf | Trali | Transfusao

Resumo

A injúria pulmonar aguda relacionada à transfusão (TRALI) é uma complicação da transfusão de sangue alogênica, manifestada por edema pulmonar bilateral, dispnéia, hipoxemia, febre, hipotensão e função cardíaca normal. TRALI é uma das mais freqüentes reações transfusionais agudas, sendo considerada a principal causa de morte relacionada à transfusão em diversos países. Sua ocorrência foi associada a todos os tipos de componentes do sangue. Anticorpos contra HLA e/ou granulócitos, como os anticorpos anti-HNA-2a, presentes no sangue do doador, e lipídeos que se acumulam durante o estoque dos componentes celulares do sangue foram implicados como causa desta síndrome. Independente do hemocomponente envolvido, os neutrófilos desempenham um papel central na indução de TRALI. Há dois mecanismos fisiopatológicos propostos para TRALI: a hipótese do anticorpo e a hipótese da sensibilização de neutrófilos. Ambos levam a uma via final comum de aumento da permeabilidade vascular, resultando em edema pulmonar. A falta de um modelo in vivo adequado dificulta testar as diferentes hipóteses. Assim, o objetivo do presente projeto é desenvolver um modelo in vivo para o estudo do papel do anticorpo anti-HNA-2a na presença ou não do fator ativador de plaquetas (PAF) na indução de TRALI, em camundongos NOD/SCID transfundidos com neutrófilos humanos e analisar as alterações na expressão de moléculas de adesão em neutrófilos e endotélio, bem como as vias de transdução de sinal ativadas durante a patogenia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TAMAROZZI, M. B.; SOARES, S. G.; SA-NUNES, A.; PAIVA, H. H.; SAGGIORO, F. P.; GARCIA, A. B.; LUCENA-ARAUJO, A. R.; FALCAO, R. P.; BORDIN, J. O.; REGO, E. M.. Comparative analysis of the pathological events involved in immune and non-immune TRALI models. Vox Sanguinis, v. 103, n. 4, p. 309-321, . (07/55067-1, 98/14247-6, 06/52933-7)