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Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS-BR) para crianças com deficiência mental: validação e normatização

Processo: 06/53204-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2007
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Zilda Aparecida Pereira Del Prette
Beneficiário:Lucas Cordeiro Freitas
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação psicológica   Crianças   Deficiência mental   Habilidades sociais   Estudos de validação   Escalas (psicometria)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao | Criancas | Deficiencia Mental | Habilidades Sociais | Validacao De Escala

Resumo

Um repertório elaborado de habilidades sociais na infância vem sendo considerado um fator de proteção contra a ocorrência de problemas de comportamento, dificuldades de aprendizagem e alguns transtornos psicológicos. A literatura internacional têm mostrado que, em geral, existe um comprometimento de habilidades sociais em crianças que apresentam deficiência mental. No entanto, no contexto brasileiro, ainda são poucos os estudos que avaliam as habilidades sociais em crianças com deficiência mental e um dos motivos parece ser a carência de instrumentos de avaliação validados e padronizados para essa população. Considerando essas lacunas, os objetivos da presente pesquisa são: a) avaliar uma amostra crianças com deficiência mental com vistas a estabelecer parâmetros preliminares de fidedignidade e validade para o Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS); b) caracterizar o repertório de habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica, avaliados pelo SSRS, em crianças com deficiência mental com vistas a estabelecer padrões normativos para essa população. Participarão da pesquisa 80 crianças com deficiência mental e seus professores, selecionados de escolas especiais e regulares, que avaliarão habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica por meio do SSRS. A análise dos dados seguirá os padrões de desenvolvimento de instrumentos de avaliação que vêm sendo adotados na literatura nacional e internacional. (AU)

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