Busca avançada
Ano de início
Entree

Entre o discurso e a prática urbanística: a formação de espaços simbólicos: Florianópolis/SC e o planejamento estratégico

Processo: 06/52354-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2008
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Maria Irene de Queiroz Ferreira Szmrecsanyi
Beneficiário:Marina Toneli Siqueira
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Produção cultural   Cultura urbana   Planejamento territorial urbano   Capitalismo   Estrutura organizacional   Florianópolis (SC)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura Urbana | Florianopolis/Sc | Modelos De Planejamento Urbano | Producao Cultural Pos-Moderna

Resumo

A atual fase de desenvolvimento do capitalismo, descrito como de acumulação flexível ou de capitalismo financeiro, corresponde a uma nova estrutura organizacional, com novas tecnologias e, conseqüentemente, uma nova divisão do trabalho, a aceleração da concentração de capital, combinando-se ao agravamento das desigualdades sociais, à crise e no esvaziamento de ideologias e conceitos chaves da modernidade, à competitividade e consumismo, entre outros. A reestruturação urbana e o planejamento estratégico aparecem como "única solução" para aliviar as crises do sistema produtivo e do caos urbano. Essa escolha, política e ideológica, parece orientada para o aspecto econômico, com ênfase na competitividade. Percebe-se aí que a mercantilização dos espaços torna-se também a mercantilização das cidades. Utilizando Florianópolis como campo de estudo, meu objetivo é compreender o processo de formação dos espaços simbólicos diante dessa nova lógica. A cidade, pelas suas próprias condições naturais e estruturação tardia, esteve sempre voltada para setor terciário e para o turismo sazonal. Assim, nos últimos anos, Florianópolis, parece estar plenamente inserida na lógica da pós-modernidade, concentrando os investimentos na atração de mercados. A distancia entre o discurso e as condições concretas de vida na cidade são o objeto deste estudo, (ver outras informações no resumo do projeto de pesquisa). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SIQUEIRA, Marina Toneli. Entre a prática e o discurso: a formação de espaços simbólicos na Florianópolis contemporânea. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/SBI) São Paulo.