Busca avançada
Ano de início
Entree

Analisar a influencia das concepcoes dos professores sobre ciencia e tecnologia em sua pratica pedagogica e na aprendizagem de seus alunos.

Processo: 06/53404-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2007
Data de Término da vigência: 31 de março de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Denise de Freitas
Beneficiário:Elisangela Matias Miranda
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Biotecnologia   Ensino de ciências
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biotecnologia | Ensino De Ciencias | Parceria Universidade-Escola

Resumo

Os avanços científicos e tecnológicos ocorridos nas últimas décadas geraram um aumento do conhecimento cientifico e das suas aplicações práticas, como exemplo, na biotecnologia. Esses novos conhecimentos influenciam tanto no ensino como na aprendizagem de conceitos biológicos uma vez que estão fortemente presentes na mídia. Evidenciando a importância do ensino destes conteúdos para a alfabetização científica e tecnológica dos alunos, que gere conhecimentos que possibilitem o desenvolvimento da capacidade de analisar criticamente os benefícios e os riscos potenciais destas novas tecnologias. Neste sentido, o papel do professor na formação de cidadãos cientificamente alfabetizados é fundamental para que os alunos não desenvolvam, por exemplo, idéias fundamentalistas, anti-científicas e anti-tecnológicas. No presente projeto propõe-se a investigação com uma abordagem qualitativa por meio de questionários, entrevistas semi-estruturadas e observações de aulas, da influência das concepções dos professores sobre a natureza da ciência e das implicações da biotecnologia na vida cotidiana em sua prática pedagógica bem como sobre a aprendizagem dos alunos de conhecimentos básicos de biologia molecular e celular e das concepções dos alunos sobre a natureza da ciência. Para o desenvolvimento desta pesquisa, irá ser realizada uma parceria com o projeto "Ensino e aprendizagem de tópicos de biologia molecular e suas tecnologias associadas para alunos do ensino fundamental" (Programa Ensino Público Fapesp Proc. 04/15467-2). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)