Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao de plantas de cobertura em rotacao soja-milho. efeitos na produtividade do milho e em atributos quimicos do solo.

Processo: 05/58920-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Mara Cristina Pessôa da Cruz
Beneficiário:Milaine Trabuco
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atributos Quimicos Do Solo | Culturas De Cobertura | Rotacao Milho-Soja

Resumo

O plantio direto exige cobertura constante do solo, e muitas vezes são implantadas culturas de cobertura para viabilizá-la. Propriedades agrícolas, no entanto, fazem exploração intensiva das áreas, com uma cultura de safrinha para obter maior rentabilidade. Pretende-se avaliar os efeitos de culturas de cobertura e de uma safrinha de sorgo forrageiro na produtividade de milho em rotação com soja e nos atributos químicos do solo. Será conduzido, na safrinha, um experimento com 5 tratamentos, sendo 3 culturas de cobertura e uma cultura comercial semeadas após a soja, e uma área de pouso, em delineamento em blocos ao acaso, com 5 repetições. As culturas de cobertura serão dessecadas em seu pleno florescimento e, do sorgo, serão colhidos os grãos e, após a rebrota, ele será dessecado. Serão coletadas amostras de solo de 0-5cm, 5-10cm e 10-20cm de profundidade em cada parcela. Serão feitas avaliações da produção de matéria seca e também determinação da concentração de macronutrientes. As produções da soja e do sorgo serão avaliadas para estimativa da exportação de nutrientes e a produção do milho será avaliada em função dos tratamentos e também para estimar a exportação. A produção do milho será comparada pelo teste de Tukey. A avaliação dos efeitos dos tratamentos nos atributos químicos do solo será feita empregando parcelas sub-subdivididas, considerando nas parcelas os tratamentos, nas sub-parcelas as profundidades e nas sub-subparcelas os anos de amostragem. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TRABUCO, Milaine. Produtividade de milho em plantio direto após plantas de cobertura. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.