Busca avançada
Ano de início
Entree

Diferenciacao de hibridos somaticos obtidos a partir de fusao de celulas tronco embrionarias e esplenocitos de camundongos para as celulas de linhagens germinativas in vitro.

Processo: 06/53046-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2007
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética
Pesquisador responsável:Irina Kerkis
Beneficiário:Thais de Mello Cintra Lavagnolli
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Diferenciação celular   Células-tronco embrionárias   Células híbridas   Reprogramação celular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Celulas Hibridas | Celulas Tronco Embrionarias | Diferenciacao Celular | Linhagens Germinativas | Reprogramacao Celular

Resumo

Atualmente, uma nova área de pesquisa chamada "Biologia de Células Tronco" é o alvo de interesse do campo biotecnológico devido a sua promissora utilização no tratamento de doenças e reparação de vários tecidos e órgãos humanos. Células tronco embrionárias (CTEs) têm a capacidade de auto-renovação e podem diferenciar-se em diferentes tipos celulares. Até o presente momento, somente três trabalhos foram publicados sobre a possibilidade de diferenciação de CTEs em células germinativas. O desenvolvimento de um modelo in vitro de produção dos gametas, pode ser utilizado pela indústria farmacêutica para desenvolver novas drogas para infertilidade e/ou na terapia celular em pessoas que apresentam problemas na formação de gametas. O estudo de células híbridas, formadas a partir da fusão de CTEs e células somáticas adultas, são importantes para o entendimento da reprogramação de células diferenciadas a um estado embrionário. Um problema atual da medicina reprodutiva é a limitação de doadores de oócitos, assim a diferenciação de células híbridas em células germinativas poderia tornar a obtenção de oócitos um material inesgotável. Ainda, as células híbridas poderão constituir um rico material de estudo para a compreensão da reprogramação de células diferenciadas, oriundas de um animal adulto e poderão ser utilizadas no estudo e tratamento de doenças humanas. Dessa maneira, o objetivo deste trabalho é estudar a capacidade de células híbridas de realizar o programa de diferenciação em células germinativas in vitro. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)