Busca avançada
Ano de início
Entree

Progresso e utopia no pensamento antiescravista de joaquim nabuco: a influencia da economia politica francesa do seculo xix.

Processo: 06/54954-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Fernando Antonio Lourenço
Beneficiário:Henrique Antonio Ré
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Liberalismo   Economia política   Utopia   Escravidão   Progresso
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Economia Politica | Escravidao | Joaquim Nobuco | Liberalismo | Progresso | Utopia

Resumo

O objeto deste projeto são as propostas abolicionistas de Joaquim Nabuco e suas relações com a Economia Política francesa do século XIX. Para o estudo dessas relações foram escolhidos dois temas: o progresso e a utopia. Tal como propugnada pelo século XIX a utopia encontrava-se ao final de um processo histórico que demandaria certo ordenamento social, instituído sobre a idéia de progresso, para poder ser alcançada. Os ajustes econômicos ou sociais em busca de tal finalidade passaram a ser objeto de estudo da Economia Política, que realizara a transposição para a sociedade das regras de funcionamento da natureza. Desse modo, os economistas começam a difundir uma série de idéias e a propor inúmeras medidas como forma de adequação dos países ao sistema econômico e ideológico que se implantava. Ora, o Brasil não ficara insensível a essas mudanças. E no quadro das transformações requeridas naquele tempo histórico, à abolição da escravidão, dadas as condições brasileiras, tornara-se o pré-requisito fundamental a qualquer tentativa efetiva de implantação do liberalismo e da possibilidade de se pensar o progresso nos marcos definidos pela sociedade burguesa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RÉ, Henrique Antonio. Progresso e utopia no pensamento antiescravagista de Joaquim Nabuco: influencias da economia politica francesa e das teorias racialistas. 2009. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.