Busca avançada
Ano de início
Entree


Progresso e utopia no pensamento antiescravagista de Joaquim Nabuco: influencias da economia politica francesa e das teorias racialistas

Texto completo
Autor(es):
Henrique Antonio Re
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Fernando Antonio Lourenço; Antonio Penalves Rocha; Alexandro Dantas Trindade; Elide Rugai Bastos; Carlos Alberto Dória
Orientador: Fernando Antonio Lourenço
Resumo

Este trabalho é um estudo sobre as ações e o pensamento de Joaquim Nabuco. O objetivo foi mostrar como suas propostas antiescravistas estavam relacionadas com a Economia Política do século XIX, e eram amparadas ainda pelo discurso ideológico das idéias de progresso e utopia, que foram mobilizadas para se contrapor à sociedade escravista e "atrasada". Este trabalho também procurou destacar as influências que as teorias raciais exerceram sobre Nabuco, em especial, como a noção de hierarquia entre as raças contribuiu para a elaboração de suas estratégias de campanha contra a escravidão e para o ordenamento da sociedade baseada no trabalho livre. Esse enfoque permitiu esclarecer algumas dificuldades historiográficas, pois mostrou que os escritos e os pontos-de-vista apresentados por Nabuco após a abolição estavam em perfeita sintonia com o plano que ele traçara durante a campanha abolicionista na década de 1880. Ademais, permitiu ainda que se reconsiderasse a visão historiográfica que via Nabuco como um político e um pensador radical ou até mesmo revolucionário, pois mostrou que suas propostas antiescravistas apresentavam um caráter predominantemente conservador. (AU)

Processo FAPESP: 06/54954-1 - Progresso e utopia no pensamento antiescravista de joaquim nabuco: a influencia da economia politica francesa do seculo xix.
Beneficiário:Henrique Antonio Ré
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado