Busca avançada
Ano de início
Entree

Participacao da via proteossomal no dano e regeneracao muscular causados pela peconha de bothrops jararacussu (jararacucu).

Processo: 06/54105-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Toxicologia
Pesquisador responsável:Stephen Hyslop
Beneficiário:Cassia Maria Toledo Saccon
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Regeneração muscular   Venenos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dano Local Mionecrose | Proteinases E Peptidases | Regeneracao Muscular | Veneno | Via Proteossomal

Resumo

Em células de mamíferos, a via ubiquitina-proteossomo é a maior via de degradação protéica (turnover) envolvida na homeostase celular. A ativação desta via está relacionada a diversos processos catabólicos como caquexia, distrofia e atrofia. O envenenamento por serpentes botrópicas produz intensa hemorragia e mionecrose no local da picada, com evidente perda tecidual. Esse efeito é causado pela ação concomitante de miotoxinas fosfolipases A2 e metaloproteinases da peçonha, bem como a ativação de metaloproteinases de matrix (MMPs) endógenas. Neste trabalho, propomos investigar se a ativação da via ubiquitina-proteossomo está envolvido no dano tecidual característico do envenenamento botrópico. Para isto, usaremos técnicas histológicas e bioquímicas, na ausência e presença de inibidores proteossômicos, para verificar o papel desta via proteolítica na necrose e regeneração muscular. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SACCON, Cassia Maria Toledo. Alterações nas vias proteoliticas endogenas causados pela peçonha de Bothrops Jararacussu em musculo esqueletico. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.